Essa imagem ilustra um momento de promoção na minha carreira que aconteceu este ano, e me tirou da área de execução para a área administrativa onde farei a gestão da minha corporação, uma vitória muito almejada.
Essa imagem ilustra um momento de promoção na minha carreira que aconteceu este ano, e me tirou da área de execução para a área administrativa onde farei a gestão da minha corporação, uma vitória muito almejada.
Olá, Kleibe. Como vai?
Parabéns pela sua conquista! Ser promovido a um cargo de coordenação é um marco gigantesco, pois representa não apenas o reconhecimento do seu domínio técnico, mas também a confiança da organização na sua capacidade de liderar pessoas e processos.
A imagem que você compartilhou traduz muito bem essa transição. Sair da execução para a gestão exige uma mudança de mentalidade (o famoso mindset) e o desenvolvimento de novas competências. Como você está no curso de Oratória, esse timing é perfeito, pois a comunicação passa a ser a sua principal ferramenta de trabalho.
Gostaria de destacar três pilares essenciais para essa sua nova jornada como coordenador:
1. Da Execução para a Gestão de Pessoas
Enquanto na execução o sucesso dependia do seu esforço individual, na gestão o seu sucesso depende do sucesso da sua equipe. Sua missão agora é remover obstáculos e desenvolver o time. A oratória te ajudará a dar feedbacks assertivos e a delegar tarefas com clareza, evitando retrabalho.
2. Inteligência Emocional e Resiliência
Os degraus que você ilustrou na imagem (Foco, Estudo, Dedicação, Resiliência e Propósito) são exatamente o que você precisará para lidar com a pressão estratégica. Como gestor, você mediará conflitos e tomará decisões difíceis. A confiança que o curso de oratória traz será fundamental para que sua fala transmita segurança, mesmo em momentos de incerteza.
3. Comunicação Estratégica
Agora, você precisará falar para diferentes públicos: seus liderados, seus pares e a diretoria. Adaptar o seu tom e o seu vocabulário para cada um desses níveis é o segredo de um bom coordenador. Lembre-se: não é apenas o que você fala, mas como os outros percebem a sua mensagem.
Como você mencionou que o melhor ainda está por vir, aproveite cada módulo do curso para treinar a sua postura e a sua projeção vocal. Um coordenador que fala com confiança inspira o time a subir os mesmos degraus que você subiu.
Muito sucesso nessa nova fase da sua carreira!
Espero que possa ter lhe ajudado!