Essa imagem ilustra um momento de promoção na minha carreira que aconteceu este ano, e me tirou da área de execução para a área administrativa onde farei a gestão da minha corporação, uma vitória muito almejada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Essa imagem ilustra um momento de promoção na minha carreira que aconteceu este ano, e me tirou da área de execução para a área administrativa onde farei a gestão da minha corporação, uma vitória muito almejada.
Olá, Kleibe. Como vai?
Parabéns pela sua conquista! Ser promovido a um cargo de coordenação é um marco gigantesco, pois representa não apenas o reconhecimento do seu domínio técnico, mas também a confiança da organização na sua capacidade de liderar pessoas e processos.
A imagem que você compartilhou traduz muito bem essa transição. Sair da execução para a gestão exige uma mudança de mentalidade (o famoso mindset) e o desenvolvimento de novas competências. Como você está no curso de Oratória, esse timing é perfeito, pois a comunicação passa a ser a sua principal ferramenta de trabalho.
Gostaria de destacar três pilares essenciais para essa sua nova jornada como coordenador:
1. Da Execução para a Gestão de Pessoas
Enquanto na execução o sucesso dependia do seu esforço individual, na gestão o seu sucesso depende do sucesso da sua equipe. Sua missão agora é remover obstáculos e desenvolver o time. A oratória te ajudará a dar feedbacks assertivos e a delegar tarefas com clareza, evitando retrabalho.
2. Inteligência Emocional e Resiliência
Os degraus que você ilustrou na imagem (Foco, Estudo, Dedicação, Resiliência e Propósito) são exatamente o que você precisará para lidar com a pressão estratégica. Como gestor, você mediará conflitos e tomará decisões difíceis. A confiança que o curso de oratória traz será fundamental para que sua fala transmita segurança, mesmo em momentos de incerteza.
3. Comunicação Estratégica
Agora, você precisará falar para diferentes públicos: seus liderados, seus pares e a diretoria. Adaptar o seu tom e o seu vocabulário para cada um desses níveis é o segredo de um bom coordenador. Lembre-se: não é apenas o que você fala, mas como os outros percebem a sua mensagem.
Como você mencionou que o melhor ainda está por vir, aproveite cada módulo do curso para treinar a sua postura e a sua projeção vocal. Um coordenador que fala com confiança inspira o time a subir os mesmos degraus que você subiu.
Muito sucesso nessa nova fase da sua carreira!
Espero que possa ter lhe ajudado!