Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Mudança durante a Sprint

A pergunta da questão é a seguinte:

Cada Sprint é importante para o trabalho. Quem é responsável por definir se uma mudança deve aguardar até a próxima Sprint ou a Sprint atual deve ser cancelada?

No contexto do Scrum, podemos ter essas mudanças durante a Sprint? Pensando que, seguindo a resposta correta, o PO decida no meio de uma sprint que algo deve ser mudado, essa mudança não deveria ir para o backlog?

2 respostas
solução

Oi Bernado,

Esse assunto é bem comum e pode ser algo complicado em um projeto :D

Bom, na área de desenvolvimento de software sempre teremos mudanças no meio do caminho. É algo inevitável.

A resposta da sua pergunta é: depende!

Durante o planning de uma Sprint o time de Dev's define quais serão os itens do Backlog que entrarão na Sprint, além de também definirem, em colaboração com o PO, qual será a meta da Sprint. E com isso, o time de Dev's se compromete em cumprir a meta que foi definida, entregando os itens que foram definidos.

É comum que no meio do andamento da Sprint imprevistos ocorram, e cabe ao Time como um todo decidir o que fazer.

Na teoria, toda mudança, tais como: ajustes, melhorias, novas funcionalidades, deveria entrar na fila do Product Backlog, para ser desenvolvida posteriormente, de acordo com a prioridade definida pelo PO.

Mas nem sempre dá para esperar, por exemplo, pode ser que o PO precise que um bug emergencial seja resolvido imediatamente, por se tratar de algo crítico e que pode gerar prejuízos. Nesse caso o ideal seria que alguem do time de De'vs pare seu trabalho para corrigir tal bug, estando ciente o PO de que isso é algo que não foi planejado e pode impactar no andamento da Sprint atual.

Em alguns casos, que acredito serem mais raros, pode ser que o PO, após conversar com os usuários, stakeholders, etc., descubra que as funcionalidades sendo desenvolvidas na Sprint atual não fazem mais sentido, por conta de algum acontecimento(mudanças na legislação, mercado, concorrentes, etc.), e portanto será necessário cancelar a Sprint.

Mas fora isso, no geral, toda nova mudança deve entrar para o Product Backlog, sendo o PO o responsável em definir onde no backlog ela vai se encaixar, de acordo com as prioridades e valor de negócio. O PO não deveria ficar interropendo o time de De'vs para adicionar coisas novas na Sprint, pois elas não foram planejadas e o time de De'vs não tem como garantir que vai dar tempo.

Claro que também existe uma questão de bom senso aí, pois às vezes é possível encaixar alguns pequenos ajustes ou correção de bugs não previstos na Sprint, devendo isso ser discutido e aceito por todos do Time.

Faz sentido?

Bons estudos!

Oi Rodrigo, Faz sentido sim. Eu tinha ficado com uma pulga atrás da orelha sobre esse caso, mas agora foi super bem respondido. Muito obrigado o/