1
resposta

mudança de ordem

Modifiquei a ordem para testar a saída. No segundo experimento, consegui obter os últimos 5 arquivos com o systemd. Na primeira linha, conforme aprendi na aula, executei o comando 'tail -n 5' primeiro. Nesse sentido, se os últimos 5 arquivos não tivessem o systemd, teríamos um retorno vazio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Victor!

Bem legal explorar a ordem dos comandos usando o 'pipe', é uma boa forma de aprender de modo significativo e contextualizado.

No exemplo que você deu, você executou o comando 'tail -n 5' primeiro, o que retornará as últimas 5 linhas do arquivo. Depois, você aplicou o filtro 'grep' para buscar por 'systemd'. Se nenhuma dessas 5 linhas contiver 'systemd', o resultado será de fato um retorno vazio, pois o filtro 'grep' não encontrará o que procurar.

Aqui está um exemplo prático para ilustrar isso:

Suponha que temos um arquivo chamado 'meu_arquivo.txt' com o seguinte conteúdo:

linha 1: systemd
linha 2: systemd
linha 3: systemd
linha 4: outro conteúdo
linha 5: outro conteúdo
linha 6: outro conteúdo
linha 7: outro conteúdo
linha 8: outro conteúdo

Se executarmos o comando 'tail -n 5 meu_arquivo.txt | grep systemd', o resultado será um retorno vazio, pois as últimas 5 linhas (que são selecionadas pelo comando 'tail -n 5') não contêm 'systemd'.

No entanto, se invertermos a ordem dos comandos e executarmos 'grep systemd meu_arquivo.txt | tail -n 5', obteremos as últimas 5 linhas que contêm 'systemd' (neste caso, apenas 3 linhas), pois primeiro estamos filtrando as linhas que contêm 'systemd' e depois selecionando as últimas 5 dessas linhas.

Lembre-se de que a ordem dos comandos é importante ao usar o 'pipe' e pode afetar o resultado final.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software