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Mudança de cultura

O que podemos fazer para estabelecer um vínculo de confiança em uma cultura em que os funcionários estão acostumados a falar nos corredores e em uma reunião ficam calados. No processo de mudança ainda observamos resistência em acabar com a cultura do medo, embora já tenhamos demonstrado que as coisas mudaram.

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Olá, Cibele! Tudo bem?

Creio que para estabelecer o vínculo de confiança é necessário gradativamente mudar a cultura da organização, dar mais espaço para os colaboradores fornecerem feedbacks e também fornecer mecanismos para que os mesmos se sintam confortáveis a dar sugestões. O medo em dar feedbacks e a resistência à mudanças são realmente problemas e para contorná-los é preciso garantir um bem estar no ambiente de trabalho e satisfação das pessoas que estão inseridas neste ambiente.

Sobre o medo frente às mudanças, recomendo dar uma olhada no curso Gestão de mudanças: uma visão comportamental, disponível aqui em nossa plataforma. Este curso aborda o assunto sobre resistência a mudanças, que você mencionou, e também fornece dicas sobre como lidar com esses casos, como identificar os sentimentos dos colaboradores e trabalhar este sentimento para que o ambiente de trabalho seja mais positivo.

Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraços e bons estudos! :)