<canvas width="600" height="400"></canvas>
<br>
Escolha uma cor <input type="color">
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var cor = document.querySelector('input');
var corCirculo = 'blue';
var raio = 10;
var desenha = false;
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0,0,600,400);
function desenhaCirculo(evento){
if(desenha){
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');
}else if(evento.shiftKey && raio < 40){
raio += 10;
}else if(evento.altKey && raio > 10) {
raio -= 5;
}
//raio += (evento.shiftKey?10:0);
pincel.fillStyle = cor.value;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,raio,0,2*Math.PI);
pincel.fill();
}
console.log(x + ',' + y);
}
function iniciaDesenho(){
//alert('Apertou...');
desenha = true;
}
function paraDesenho(){
//alert('Soltou...');
desenha = false;
}
tela.onmousedown = iniciaDesenho;
tela.onmouseup = paraDesenho;
tela.onmousemove = desenhaCirculo;
</script>