Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

MQTTS aceita configurações de proxy ?

Bom dia pessoal, estou começando a atuar profissionalmente com IoT, utilizando Node.js com MQTT para fazer a comunicação entre dispositivo e a cloud, e gostaria de saber se existe alguma biblioteca com licença MIT, para implementar configurações de proxy para MQTTS ?

Alguém já fez tal implementação e obteve sucesso ?

Agradeço desde já a colaboração.

6 respostas

Oi Gustavo, tudo bem ?

Passamos sua dúvida para o instrutor, que deve te dar um posicionamento melhor.

Estou no aguardo. Até achei alguma coisa utilizando WebSocket, porém nenhum exemplo palpável. Gostaria de um help avançado neste assunto, com exemplos de como deve fazer para implementar configurações de proxy com mqtts.

Caro Gustavo,

Até o momento nunca utilizei o mqtt com o proxy... A biblioteca que temos utilizado no Arduino nem chega a mencionar esta funcionalidade(https://pubsubclient.knolleary.net/api.html). Não sei o escopo do seu projeto mas talvez a implementação de mqtt bridge possa ser o que você está precisando. (http://www.steves-internet-guide.com/mosquitto-bridge-configuration/)

Já deve estar "saindo do forno" o curso sobre automação residencial e na parte 2 falamos sobre este assunto.

Basicamente temos um gateway (raspberry pi - fase experimental) que coleta uma série de dados de alguns sensores. A comunicação entre gateway e sensores é feita via MQTT.

Os dados coletados, são submetidos para a cloud utilizando MQTTS, e uma das funcionalidades para a próxima entrega, é implementar configurações de proxy entre o gateway e a cloud utilizando MQTTS.

Alguma ideia de como posso implementar um proxy, levando em consideração o escopo relatado ?

solução!

Uma solução para isto é o serviço AWS GREENGRASS (https://aws.amazon.com/greengrass/)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software