3
respostas

Movimento da raquete oponente

Para movimentar a raquete oponente no Scratch nós praticamente fornecemos a posição y da bola e subtraímos um valor para atrasar seu movimento, naquele caso subtraímos 50.

Pois bem, se fosse para usar o mesmo raciocínio no javascript o código teria que ser algo do tipo:

"function movimentaRaqueteOponente() {

velocidadeYOponente = yBolinha  - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente"

Não entendi a lógica por trás de se adicionar os códigos:

"- yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2"

Alguém sabe qual o sentido disso?

Outra coisa, se eu tento construir o código de alguma forma diferente da que o professor ensinou na aula a raquete fica invisível. Mesmo sem alterar nada na função "mostraRaquete" a raquete simplesmente some. Alguém sabe explicar o porquê?

Obrigado!

3 respostas

Fala ai Ley, tudo bem? Vamos lá:

"- yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2"

Essas contas foram necessárias para que a polinha toque nas extremidadas do jogo e a raquete acompanhe ela, a divisão por 2 deve ser para centralizar a bolinha em relação a raquete do oponente.

Mesmo sem alterar nada na função "mostraRaquete" a raquete simplesmente some. Alguém sabe explicar o porquê?

Precisaria dar uma olhada no código, falando assim sem ver é bem complicado. Tente compartilhar o projeto.

Espero ter ajudado.

Eae, Matheus. Tudo bem?

Obrigado pela resposta.

Sobre a divisão por 2 da altura da raquete eu entendi que era pra centralizar a colisão. Mas continuo sem entender o porquê de subtrair o yRaqueteOponente numa conta que se refere a velocidade >,<

Fala Ley, tudo bem e por ai? Acredito que essa subtração foi necessário para saber a direção que a raquete deve ir.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software