1
resposta

Movimentar Raquete Oponente

Neste trecho de código, por quê a subtração? Acho que estou me passando em alguma explicação, Não é possível. Help guys

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
1 resposta

Oi Anderson! Como você está?

Na função movimentaRaqueteOponente(), o que desejamos é que a raquete se movimente acompanhando a posição y da bolinha (vertical).

Faremos a subtração de yRaqueteOponente para que o valor fique dinâmico como desejamos: se a posição da bolinha é 205 e a posição da raquete é 150, teremos como resultado um y = 56, que está dentro das dimensões da tela e será próximo da posição da bolinha. Se a bolinha sobe, a raquete sobe, se a bolinha desce, a raquete desce.

A subtração de raqueteComprimento / 2 - 30 nessa função tem o objetivo de fazer com que a bolinha colida com a parte central da raquete. O valor 30 é arbitrário, escolhido com base em testes. Ao trabalhar com criação de jogos, não conseguimos fugir desse cenário de tentativas e erros, e como estamos focando em lógica e em fortalecer nossa base de conhecimentos, não cabe ainda estudarmos as técnicas matemáticas complexas que podem também solucionar esse tipo de problema.

Estou a disposição!

Forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!