Oi Anderson! Como você está?
Na função movimentaRaqueteOponente()
, o que desejamos é que a raquete se movimente acompanhando a posição y
da bolinha (vertical).
Faremos a subtração de yRaqueteOponente
para que o valor fique dinâmico como desejamos: se a posição da bolinha é 205 e a posição da raquete é 150, teremos como resultado um y = 56, que está dentro das dimensões da tela e será próximo da posição da bolinha. Se a bolinha sobe, a raquete sobe, se a bolinha desce, a raquete desce.
A subtração de raqueteComprimento / 2 - 30
nessa função tem o objetivo de fazer com que a bolinha colida com a parte central da raquete. O valor 30 é arbitrário, escolhido com base em testes. Ao trabalhar com criação de jogos, não conseguimos fugir desse cenário de tentativas e erros, e como estamos focando em lógica e em fortalecer nossa base de conhecimentos, não cabe ainda estudarmos as técnicas matemáticas complexas que podem também solucionar esse tipo de problema.
Estou a disposição!
Forte abraço.
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