Olá, boa tarde.
Eu tenho um ssd. Como faço para retirar os programas do ssd e colocar no hd normal e eles seguirem funcionando.
Outra duvida, como posso instalar um programa pelo terminal e direcionar ele para esse hd normal, sem ser o principal?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, boa tarde.
Eu tenho um ssd. Como faço para retirar os programas do ssd e colocar no hd normal e eles seguirem funcionando.
Outra duvida, como posso instalar um programa pelo terminal e direcionar ele para esse hd normal, sem ser o principal?
Tudo bem Gustavo?
O Linux trabalha principalmente com pontos de montagem, então o SSD e o HD são representados como arquivos (/dev/sda e /dev/sdb) ou estão vinculados a uma pasta (/, /home, /root...), no caso dos programas no linux, geralmente são instalados em pastas padrão onde as configuração vão para/etc, os binários ficam em /usr/bin , e bibliotecas em /lib, para trocarmos o local de instalação, temos que montar o HD em um ou mais locais (podemos montar cada partição em um local). Porem não podemos mover essas pastas e não conseguimos montar o HD nessas pastas depois que elas tem conteúdo, então a única opção é realizar essa decisão no momento da instalação do sistema.
Mesmo tendo essa opção, não é uma operação recomendada, já que você perderia quase todas as vantagens do SSD, já que seus programas estão sendo carregados a partir do HD, e além disso, se o seu HD ou SSD falarem, todo o seu sistema será perdido, um sistema sem programas básicos não tem saida para a tela, logo a tela ficaria preta, e programas sem um sistema não realizam nenhuma ação.
Espero ter ajudado, continue se esforçando e bons estudos.