1
resposta

Movimentando aplicativos no terminal

Olá, boa tarde.

Eu tenho um ssd. Como faço para retirar os programas do ssd e colocar no hd normal e eles seguirem funcionando.

Outra duvida, como posso instalar um programa pelo terminal e direcionar ele para esse hd normal, sem ser o principal?

1 resposta

Tudo bem Gustavo?

O Linux trabalha principalmente com pontos de montagem, então o SSD e o HD são representados como arquivos (/dev/sda e /dev/sdb) ou estão vinculados a uma pasta (/, /home, /root...), no caso dos programas no linux, geralmente são instalados em pastas padrão onde as configuração vão para/etc, os binários ficam em /usr/bin , e bibliotecas em /lib, para trocarmos o local de instalação, temos que montar o HD em um ou mais locais (podemos montar cada partição em um local). Porem não podemos mover essas pastas e não conseguimos montar o HD nessas pastas depois que elas tem conteúdo, então a única opção é realizar essa decisão no momento da instalação do sistema.

Mesmo tendo essa opção, não é uma operação recomendada, já que você perderia quase todas as vantagens do SSD, já que seus programas estão sendo carregados a partir do HD, e além disso, se o seu HD ou SSD falarem, todo o seu sistema será perdido, um sistema sem programas básicos não tem saida para a tela, logo a tela ficaria preta, e programas sem um sistema não realizam nenhuma ação.

Espero ter ajudado, continue se esforçando e bons estudos.