Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

2
respostas

Mover cursor no Vim (Editado com resolução)

Após apertar 'i' para entra no modo de inserção, caso eu queira usar as setas direcionais para mover o cursor entre os caracteres digitados, o editor insere os caracteres A,B,C e D

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Editado:
Resolvi aqui instalando a versão mais atual do VI, o VIM

VIM = vi improved (ou seja, vi melhorado)

comando:
sudo apt install vim

Após fazer a instalação usando o comando acima e confirmando com S, quando for pedido, abra o editor usando qualquer um dos dois comandos abaixo

vi
vim

Que em termos técnicos irão fazer a mesma coisa, pois agora o comando vi, estará vinculado ao VIM. O mesmo binário.

PS: Não sei se essa é a resolução padrão no mundo corporativo, uma vez que acho que não terei a permissão de instalar programas nas maquinas.

aguardando uma resposta do moderador.

2 respostas

Ola!

Esse comportamento que você viu (as setas inserindo A, B, C e D) acontece porque algumas versões mais antigas do vi não interpretam corretamente as teclas de seta, principalmente em terminais modernos.

A sua solução de instalar o vim realmente resolve, já que ele é a versão mais completa e compatível do editor.

No entanto, em ambientes corporativos onde você não pode instalar pacotes, a alternativa é aprender os comandos de movimentação nativos do vi, que funcionam em qualquer versão:

• h → move o cursor uma posição para a esquerda
  • l → move o cursor uma posição para a direita
  • j → move o cursor uma linha para baixo
  • k → move o cursor uma linha para cima

Essas teclas substituem as setas e garantem portabilidade, independentemente da versão instalada.

Obrigado! Essa explicação deveria estar inserida no curso em algum lugar