Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Mover classes entre pacotes

Bom Dia.

Estou utilizando a IDE Eclipse Juno

Quando tento mover as classes através dos pacotes, elas são copiadas ao invés de movidas. Será que existe alguma configuração disso na IDE?

Obrigado.

4 respostas

OLa Anderson

No meu eclipse eu consigo mover as classes só arrastando o mouse e não a copia de classes. Acho que não há configuração para isso. Para copiar as classes entre pacotes você deverá segurar a tecla CTRL. Para mover não precisa segurar, ok ??

solução!

Sim, mas algo estranho acontecia aqui que não movia, só copiava, mas descobri o motivo.

Criei um novo pacote e tentei mover uma classe do default package para este novo pacote. A classe foi copiada e não movida.

Apaguei a classe no default package e tentei mover a classe do meu novo pacote para o default package. A classe foi copiada e não movida.

Ai, tentei algo diferente, criei um segundo novo pacote e tentei mover a classe do primeiro pacote que eu havia criado para este segundo novo pacote. A classe foi movida.

Cheguei a conclusão que realmente basta arrastar a classe para que ela seja movida, mas isto não funciona quando envolve o default package.

Curioso, perguntei à um colega mais experiente que trabalha aqui comigo, e ele me disse que o default package na verdade não é um pacote, as classes são colocadas lá por padrão.

O problema é que eu sou teimoso, então fui comprovar isso visualizando a estrutura de diretórios do projeto, para ver como essas classes são guardadas. Descobri que elas são armazenadas na raiz do 'src'. A partir deste diretório que começa a estrutura de diretórios de packages, ou seja, dentro dele tem o 'br', dentro do 'br' tem o 'com' e assim por diante. Logo estes arquivos não se encontram em uma estrutura de package, o que me fez concordar com o meu amigo.

Resumindo mover classes no eclipse não funciona quando envolve o default package, ele deixa uma cópia da classe lá e a outra na package que você desejar.

Anderson

o Eclipse reclama quando você cria uma classe no default package:" The use of the default package is discouraged."

Eu sempre crio um pacote para evitar esse tipo de reclamação. Todos os testes que eu fiz antes de responder foi dentro de pacotes criados por isso não consegui simular sua dúvida.

Muito Obrigado Jefferson. Não tinha visto essa mensagem do eclipse.