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movendo bolinha

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento
    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }
    function leDoTeclado(evento) {
    if (evento.keyCode ==  esquerda){x = x - taxa;}
    else if (evento.keyCode == direita){x = x + taxa;}
    else if (evento.keyCode == baixo){y = y + taxa;}
    else if (evento.keyCode == cima){y = y - taxa;}
    console.log(x+ ','+ y);    // como saber qual tecla foi pressionada?
    }
    setInterval(atualizaTela, 20);


   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>
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João, qualquer dúvida que tiver ao longo do curso fique a vontade para postar aqui no fórum. Está no caminho certo!

Bons estudos!