Olá, boa noite
Programei o círculo para iniciar no centro e limitei a área possivel de movimento do círculo ao tamanho do canvas.
Segue o código:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
// EIXOS X E Y ALTERADOS PARA INICIAR O CÍRCULO CENTRALIZADO
var x = 300;
var y = 200;
// CÓDIGOS DO TECLADO
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
// TAXA DE INCREMENTO PARA MOVIMENTO DA BOLINHA
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 20);
}
setInterval(atualizaTela, 1);
function leDoTeclado(evento) {
// CONDIÇÕES PARA MOVIMENTAR O CÍRCULO DE ACORDO COM A TECLA PRESSIONADA
if(evento.keyCode == direita){
x = x + taxa;
}else if(evento.keyCode == esquerda){
x = x - taxa;
}else if(evento.keyCode == cima){
y = y - taxa;
}else if(evento.keyCode == baixo){
y = y + taxa;
}
// CONDIÇÕES PARA MANTER O CÍRCULO DENTRO DO CANVAS
if(x > 580){
x = 580;
}else if(x < 20){
x = 20
}else if(y < 20){
y = 20;
}else if(y > 380){
y = 380;
}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>