Bom ate consegui fazer a bolinha se movimentar, porém não consegui colocar um limite ate onde ela deve se mover.
Segue código, se alguém puder ajudar nesse quesito
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 20;
var y = 20;
// códigos do teclado
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
/*
var limiteDireita = 590;
var limiteEsquerda = 0;
var limiteBaixo = 388;
var limiteCima = 0;
*/
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
pincel.strokeRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, 10);
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function leDoTeclado(evento) {
var direcoes = evento.keyCode;
if (direcoes == cima) {
y -= taxa;
// y = limiteCima;
}else if (direcoes == baixo) {
y += taxa;
// taxa = limiteBaixo;
}
else if (direcoes == direita) {
x += taxa;
// x = limiteDireita;
}
else if(direcoes == esquerda)
x -= taxa;
// x = limiteEsquerda;
}
setInterval(atualizaTela, 20)
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>