2
respostas

motivar como?

Motivar a equipe e muito difícil, pois estamos cercado de uma gestão antiquada que na verdade tenta fazer aumentar a produção através do medo ( não vai ser promovido, vamos tirar uma gratificação). Mudar e muito difícil, Eu acho que a melhor forma seria tratar através de forum com as equipes onde eles dariam ideias e também poderiam participar de torna-la real. Como podemos promover?

2 respostas

Celso, motivação é um tema complicado. Além do contexto da organização ainda tem a questão pessoal, as pessoas se motivam de formas diferentes e é um desafio da gestão lidar com essas expectativas individuais para que consiga motivar a equipe como um todo.

Não tem solução mágica ou receita de bolo, é um processo de conhecimento da equipe, dos indivíduos e do meio. Ambiente que motivam pelo dinheiro deve ter pessoas que se motivam por isso também, indivíduos que tem formas de motivação diferente serão impactados por essa cultura.

Você pode sim usar fóruns e discussões para engajar sua equipe em algum objetivo, com isso provavelmente alguns serão motivados. Mas repetindo, uma empresa em que há motivação por prêmios e as pessoas gostam disso dificilmente vão se motivar por outros pontos.

Concordo com o Ronaldque não tem receita de bolo. Mas sabemos que cada um se motiva por razões diferentes. Parafraseando a formula do Kurt Lewin que o Comportamento é função do Ambiente e da personalidade das pessoas , C= F(A,P) , ceraca de 80% da influência dos comportamentos esperados são pelo ambiente, mas pra gestão agir no ambiente precisa conhecer as pessoas e seus motivadores. Tenho procurado ouvir cada um, usar ferramentas de apio como moving motivators, Clifton Strenghs da Gallup , Análises do Via Character , para cada um se perceber e que possamos entender que cada um é diferente e se quisermos sermos empaticos precisamos se interessar e conhecer o próximo. Um ponto que aprendi foi a tentar me motivar e criar meus propósitos. Ter uma alto responsabilidade sobre isso e não ficar esperando vir das organizações. O Dominio pessoal e a autoresponsabilidade são decisivos para que possamos fazer bem nosso trabalho de forma motivada. Motivadores extrinsecos só tiram o foco do proóposito. Recomendo leitura do Livro Motivação 3.0 do Daniel Pink.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software