1
resposta

Motivação Extrínseca

Entendo que a motivação extrínseca influencia demais em como estamos, no nosso bem estar. Muitas vezes refletimos determinados comportamento porque alcançamos ou não a motivação extrínseca esperada. Para mim, a motivação extrínseca é também um gatilho para a própria motivação intrínseca, como por exemplo, quando espero dos meus subordinados o reconhecimento de ser um líder, de estar contribuindo e agregando positivamente ao time, etc. Outra situação que essa motivação se mostra clara pra mim é quando cozinho, apesar de gostar de cozinhar, sinto mais prazer e me empenho em faze-lo melhor quando tenho a expectativa de escutar elogios.

1 resposta

Olá, Maria, tudo bem?

Sim, a motivação extrínseca nos movimenta em muitos pontos da vida, e é normal que isso aconteça! Me identifiquei com a parte de cozinhar, também me sinto motivada a fazê-lo quando recebo elogios! Hahaha

Apesar de ser natural que esperemos por uma motivação extrínseca para algumas coisas, é importante não dependermos apenas dela para executar nossas atividades, pois é algo que está fora do nosso controle na maioria das vezes. Também pode acontecer de começar a fazer algo e desenvolver-se nisso até receber reconhecimento de alguém, o que nos dá mais vontade de continuar (=

Obrigada pela participação, te desejo um ótimo dia de estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software