1
resposta

Motivação externa e interna.

Muito bom. No entanto, vejo que é preciso separar o que é motivação interna e externa. Eu prefiro confiar na motivação interna e que ela pode contagiar um grupo ou equipe pra que possa atingir tal meta. O resultado do trabalho do grupo é um objetivo a ser alcançado e que nós todos devemos ter. Já a motivação é algo que você tem que querer. É de dentro pra fora. Muitos grupos de venda confundem motivação com recompensa. Vender mais e ser recompensado com um valor maior da comissão, não é motivação é meta alcançada (objetivo). A venda de um produto que está ligado diretamente a solução de algum problema do consumidor e não apenas o simples ato de vender. Então pra mim, motivação é algo que vem do próprio indivíduo. A aula é muito boa e gera um bom debate acerca do conteúdo. Grato pelo conhecimento.

1 resposta

Olá, Sergio!

Você levantou um ponto muito importante sobre a diferenciação entre motivação interna e externa. De fato, conforme mencionado na aula, a motivação pode ser gerada tanto por fatores internos quanto externos.

A motivação interna, como você bem colocou, é aquela que vem de dentro do indivíduo, é o que o motiva a realizar algo por prazer ou satisfação pessoal, sem a necessidade de recompensas externas. Por exemplo, um artista pode se sentir motivado a criar uma nova obra de arte simplesmente porque sente prazer em expressar sua criatividade.

Por outro lado, a motivação externa é aquela que vem de fora do indivíduo, geralmente na forma de recompensas ou incentivos. Por exemplo, um funcionário pode se sentir motivado a trabalhar mais arduamente se souber que há uma promoção ou um aumento de salário em jogo.

É importante lembrar que nem todas as pessoas são motivadas pelas mesmas coisas e que a motivação pode mudar ao longo do tempo. Além disso, a motivação interna e externa não são mutuamente exclusivas e podem coexistir.

Espero ter ajudado e bons estudos!