5
respostas

Montar volume no docker remoto

Quando o build é aceito de dev > prod e o arquivo é passado como volume montado, Como faço para montar esse volume no docker remoto?

5 respostas

Olá Fabio, tudo bem? Você poderia descrever melhor o que você está tentando fazer? Eu não entendi muito bem o que está tentando realizar! Peço desculpas até! Mas não entendi muito bem essa parte do "build passado como volume, como montar esse volume no docker remoto".

Fico aguardando retorno!

Jonilson,

Agora que li de novo acho que acabei me expressando pela metade.

No curso ensina a fazer o deploy pelo deamon do docker, temos dois ambientes dev e produção

Os dois ambientes estão no mesmo docker host (jenkins, container dev e container produção).

No meu caso eu tenho dois docker host

Primeiro docker host: (jenkins, container dev)

Segundo docker host : (container produção)

No pipeline quando chega no build de produção e precisa montar um volume para passar o arquivo de configuração do banco, eu preciso montar o volume no servidor remoto(container de produção)

Gostaria de saber com faço pra montar um volume do container de produção usando a stack do curso em um servidor remoto?

Se eu entendi bem Fabio, acho que você vai usar um comando semelhante indicando o bind de pastas:

docker run -d -p 82:8000 -v /var/run/mysqld/mysqld.sock:/var/run/mysqld/mysqld.sock -v /var/lib/jenkins/workspace/jenkins-todo-list-principal/to_do/.env:/usr/src/app/to_do/.env --name=todo-list-teste django_todolist_image_build

Note que no comando acima, tem o parâmetro -v que faz o bind entra a pasta local da máquina e a pasta do container que será criado pelo comando docker run, então segue essa ideia, se você for usar apenas o bind de pasta, porém se for para criar realmente um volume, você pode mudar o Shell script (que o instrutor usou) e adicionar um comando que cria o volume e depois no comando seguinte você pode usar esse volume.

Espero ter ajudado!

Jonilson,

Isso seria para montar o volume no mesmo DOCKER_HOST ao jenkins, minha duvida é referente a montar o volume e transferir o arquivo de configuração para um DOCKER_HOST remoto.

Um DOCKER_HOST que esta em outra máquina!

Fabio, como falei, é usando a mesma ideia, você poderia usar o shell e criar um container, ou então criar uma pasta em alguma lugar da máquina remota e depois usar o scp para fazer a cópia do arquivo que você deseja para a máquina remota.