Eu consigo montar um "cluster próprio"?
Ex. Criar VMs Linux colocar elas na mesma rede e criar o cluster a partir disso...
Caso seja possível, como eu faria isso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu consigo montar um "cluster próprio"?
Ex. Criar VMs Linux colocar elas na mesma rede e criar o cluster a partir disso...
Caso seja possível, como eu faria isso?
Oi Abner, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar.
Sim, é possível montar um cluster próprio utilizando Kubernetes. Você pode criar VMs Linux e colocá-las na mesma rede para criar o cluster a partir disso.
Existem várias formas de montar um cluster Kubernetes, mas uma opção comum é utilizar ferramentas como o kubeadm, que facilita a criação e configuração do cluster. Com o kubeadm, você pode criar um cluster Kubernetes em várias máquinas virtuais Linux e conectá-las em uma rede local.
Aqui está um exemplo básico de como você pode fazer isso:
Após seguir esses passos, você terá um cluster Kubernetes funcionando com várias máquinas virtuais Linux.
É importante ressaltar que a criação e configuração de um cluster Kubernetes pode ser um processo complexo, então é recomendado estudar e entender bem os conceitos e práticas antes de iniciar a montagem do seu próprio cluster.
Um abraço e bons estudos.