Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Nicole. Como vai?
Que entrega espetacular! O seu infográfico ficou com um design extremamente profissional, organizado e com uma harmonia de cores fantástica. É muito gratificante ver como você utilizou o ChatGPT para estruturar a sua rotina com base em fundamentos sólidos de design instrucional.
A forma como você dividiu o seu cronograma semanal respeitando a evolução cognitiva da Taxonomia de Bloom demonstra uma compreensão profunda sobre como o nosso cérebro consolida o conhecimento de maneira saudável e eficiente.
Muitas pessoas pecam ao tentar estudar conteúdos complexos indo direto para a resolução de casos práticos ou criação de projetos sem antes consolidar a base. O seu planejamento resolve esse problema ao propor uma trilha lógica e progressiva de aprendizado ao longo da semana:
Como você incluiu uma etapa de Consolidação no domingo para revisão geral, uma excelente técnica para otimizar esse momento é a Repetição Espaçada combinada com a técnica de Active Recall (Evocação Ativa).
Em vez de apenas reler os resumos gerados na terça-feira, tente forçar o seu cérebro a lembrar dos conceitos respondendo aos flashcards criados na segunda-feira. Se o ChatGPT te ajudou a estruturar o cronograma, você também pode pedir para ele atuar como um avaliador no seu momento de consolidação:
Atue como um tutor acadêmico. Com base nos tópicos que estudei esta semana (insira os temas aqui), me faça 3 perguntas dissertativas, uma de cada vez. Aguarde a minha resposta para me dar um feedback baseado nos níveis de compreensão da Taxonomia de Bloom.
Essa abordagem garante que o seu cronograma impresso ou digital se transforme em uma rotina viva, dinâmica e de altíssimo rendimento. Parabéns novamente pelo capricho no material compartilhado!
Espero que possa ter lhe ajudado!