No exemplo são usados dois computadores, mas posso, por exemplo utilizar uma máquina virtual para executar o mesmo exemplo?
No exemplo são usados dois computadores, mas posso, por exemplo utilizar uma máquina virtual para executar o mesmo exemplo?
Olá Thamirys, tudo bem?
Poderia sim, para ser mais fácil a configuração seria melhor você deixar tanto seu computador como o da máquina virtual para receberem seus respectivos endereços IP automaticamente.
A máquina virtual você estaria usando o virtual box? No virtual box você clicaria em Configurações e na aba rede bastaria deixar em Placa em modo Bridge, com essa configuração você estaria recebendo endereço IP automaticamente de seu roteador para sua máquina virtual. Você poderia utilizar o endereço IP atribuído para essa máquina e fazer o teste de ping a partir de seu computador.
Abs
Sim, estou utilizando o virtual box. Mas não consegui fazer o ping
Olá Thamirys, tudo bem?
No virtual box você chegou a ir em Configurações -> Rede -> Conectado a: Placa em modo bridge? Ao realizar essa configuração, essa máquina virtual atuará como se fosse um computador dentro de nossa rede interna e deverá receber um endereço IP. Se você for no prompt de comando (se a VM for Windows) ou no terminal (se a VM for Linux) e digitar ipconfig ou ifconfig respectivamente, você tem um endereço IP?
Ao receber esse endereço IP você deverá conseguir realizar o teste de ping do seu computador para essa máquina virtual. No curso de segurança web eu mostro mais detalhes no segundo print screen onde essa configuração é feita no virtual box, segue link: https://cursos.alura.com.br/course/seguranca-web-vulnerabilidades-do-seu-sistema/task/22183
Abs