No exemplo são usados dois computadores, mas posso, por exemplo utilizar uma máquina virtual para executar o mesmo exemplo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No exemplo são usados dois computadores, mas posso, por exemplo utilizar uma máquina virtual para executar o mesmo exemplo?
Olá Thamirys, tudo bem?
Poderia sim, para ser mais fácil a configuração seria melhor você deixar tanto seu computador como o da máquina virtual para receberem seus respectivos endereços IP automaticamente.
A máquina virtual você estaria usando o virtual box? No virtual box você clicaria em Configurações e na aba rede bastaria deixar em Placa em modo Bridge, com essa configuração você estaria recebendo endereço IP automaticamente de seu roteador para sua máquina virtual. Você poderia utilizar o endereço IP atribuído para essa máquina e fazer o teste de ping a partir de seu computador.
Abs
Sim, estou utilizando o virtual box. Mas não consegui fazer o ping
Olá Thamirys, tudo bem?
No virtual box você chegou a ir em Configurações -> Rede -> Conectado a: Placa em modo bridge? Ao realizar essa configuração, essa máquina virtual atuará como se fosse um computador dentro de nossa rede interna e deverá receber um endereço IP. Se você for no prompt de comando (se a VM for Windows) ou no terminal (se a VM for Linux) e digitar ipconfig ou ifconfig respectivamente, você tem um endereço IP?
Ao receber esse endereço IP você deverá conseguir realizar o teste de ping do seu computador para essa máquina virtual. No curso de segurança web eu mostro mais detalhes no segundo print screen onde essa configuração é feita no virtual box, segue link: https://cursos.alura.com.br/course/seguranca-web-vulnerabilidades-do-seu-sistema/task/22183
Abs