Bom dia, poderia me dar um exemplo real como como eu posso montar já na inicialização do sistema Linux um HD secundário?
Bom dia, poderia me dar um exemplo real como como eu posso montar já na inicialização do sistema Linux um HD secundário?
Olá, Leonidas. Tudo bem?
É um procedimento um pouco complicado a depender de quão familiarizado com o Linux você está. Recomendo que você faça o teste usando uma máquina virtual. Você pode criar uma máquina normalmente e, na parte da configuração sobre discos, criar um disco virtual a mais para essa máquina.
De forma resumida, o processo é:
Digamos que você queira adicionar um disco no sistema somente para armazenar seus vídeos. Estou assumindo que o disco está zerado.Você pode criar um diretório no /
chamado meus_videos
:
# para criar/modificar arquivos no / você precisa ser root
sudo mkdir /meus_videos
Tendo o disco ligado, você pode executar lsblk
para verificar qual o nome dele. Se ele for o segundo disco a ser ligado, ele deve se chamar sdb, se for o terceiro, sdc e assim sucessivamente.
Depois você vai ter que criar a tabela de partição no disco e uma nova partição. Usando o fdisk
, voce executa sudo fdisk /dev/sdx
(o 'x' aqui é a letra correspondente ao seu disco) e vai ser redirecionado para o prompt do programa. Se quiser ver todas as opções, digite m
. Entrando com a opção o
, uma tabela de partiçoes do tipo MBR vai ser criada. Entre com a opção n
para criar uma nova partição e para o restante, nesse exemplo, pode usar as opções padrão usando enter
. Depois de criar, você pode entrar com w
para salvar as alterações e q
para sair.
Após isso, pode formatar a partição com sudo mkfs.ext4 /dev/sdx1
(troque ext4 para o formato que você escolher).
Se você executar lsblk
novamente, vai ver que agora aparece o segundo disco com uma partição nova.
Por último, adicione a partição nova e o ponto de montagem que você criou na ultima linha do arquivo /etc/fstab
.
# opções padrão
/dev/sdb1 /my_videos ext4 defaults 0 2
Se você quiser modificar os arquivos dentro desse novo disco, você precisa ser root ou modicar as permissões.
Lembre-se que esses passos são bem genéricos e que devem ser modificados a depender da situação. É perigoso fazer essa alteração no FSTAB, então seja cuidadoso e faça uma cópia do arquivo original. Além disso, se estiver usando interface gráfica, é simples abrir o explorador de arquivos e selecionar o disco que ele será montado automaticamente.
Espero ter ajudado. Se tiver alguma dúvida, é só dizer.