1
resposta

Montagem de HD secundário

Bom dia, poderia me dar um exemplo real como como eu posso montar já na inicialização do sistema Linux um HD secundário?

1 resposta

Olá, Leonidas. Tudo bem?

É um procedimento um pouco complicado a depender de quão familiarizado com o Linux você está. Recomendo que você faça o teste usando uma máquina virtual. Você pode criar uma máquina normalmente e, na parte da configuração sobre discos, criar um disco virtual a mais para essa máquina.

De forma resumida, o processo é:

  1. criar um diretório no sistema de arquivos para que sirva de ponto de montagem do disco;
  2. criar tabela de partição e partição no disco novo;
  3. formatar a partição nova;
  4. adicionar no FSTAB (File System Table) do sistema;

Digamos que você queira adicionar um disco no sistema somente para armazenar seus vídeos. Estou assumindo que o disco está zerado.Você pode criar um diretório no / chamado meus_videos:

# para criar/modificar arquivos no / você precisa ser root
sudo mkdir /meus_videos

Tendo o disco ligado, você pode executar lsblk para verificar qual o nome dele. Se ele for o segundo disco a ser ligado, ele deve se chamar sdb, se for o terceiro, sdc e assim sucessivamente.

Depois você vai ter que criar a tabela de partição no disco e uma nova partição. Usando o fdisk, voce executa sudo fdisk /dev/sdx (o 'x' aqui é a letra correspondente ao seu disco) e vai ser redirecionado para o prompt do programa. Se quiser ver todas as opções, digite m. Entrando com a opção o, uma tabela de partiçoes do tipo MBR vai ser criada. Entre com a opção n para criar uma nova partição e para o restante, nesse exemplo, pode usar as opções padrão usando enter. Depois de criar, você pode entrar com w para salvar as alterações e q para sair.

Após isso, pode formatar a partição com sudo mkfs.ext4 /dev/sdx1 (troque ext4 para o formato que você escolher).

Se você executar lsblk novamente, vai ver que agora aparece o segundo disco com uma partição nova.

Por último, adicione a partição nova e o ponto de montagem que você criou na ultima linha do arquivo /etc/fstab.

#                                           opções padrão
/dev/sdb1 /my_videos           ext4    defaults        0       2

Se você quiser modificar os arquivos dentro desse novo disco, você precisa ser root ou modicar as permissões.

Lembre-se que esses passos são bem genéricos e que devem ser modificados a depender da situação. É perigoso fazer essa alteração no FSTAB, então seja cuidadoso e faça uma cópia do arquivo original. Além disso, se estiver usando interface gráfica, é simples abrir o explorador de arquivos e selecionar o disco que ele será montado automaticamente.

Espero ter ajudado. Se tiver alguma dúvida, é só dizer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software