8
respostas

Monitoramento de Clique via Evento no Google Analytics

Estou tentando monitorar o clique de um botão em meu site via evento no Google Analytics. Fiz o seguinte código:

<a onclick="ga('send', 'event', 'telefone', 'botao');">Botão</a>

Tentei esta outra alternativa aqui:

ga('send', {   hitType: 'event',   eventCategory: 'Videos',   eventAction: 'play',   eventLabel: 'Fall Campaign' });

E nenhuma delas está funcionando. O que pode estar acontecendo de errado?

8 respostas

Bruno,

Ceritique-se que você instalou o listener do evento.

No seu exemplo, adiciona uma url e o event action "click" conforme abaixo:

<a href="link"
   onclick="ga('send','event','Links','Click','Click me');">Clique aqui</a>

No seu caso:

<a onclick="ga('send', 'event', 'telefone', 'click','botao');">Botão</a>

Abraço

Valeu, Thiago. Eu coloquei sim o listener. Só me esqueci de colocar no código de exemplo acima.

Mas já descobri o meu erro. O meu código de monitoramento havia sido inserido no site via Google Tag Manager, daí não estava reconhecendo o ID do Analytics na hora identificar o evento do clique.

Inseri na unha o código no site e funcionou. Resta saber agora como solucionar esse problema via Tag Manager.

Qualquer ajuda será bem-vinda.

Obrigado

Bruno, estou tentando implementar esse Evento em um botão também. Entro no Google Analytics em Tempo Real e não consigo capturar essa ação.

Já tentei várias alternativas e não estou conseguindo entender qual a configuração que esta faltando.

O GA está funcionando corretamente há algum tempo. Já fiz a implementação em 2 sites diferentes e ainda não consegui capturar os eventos de click.

Tem alguma dica do que pode estar faltando? ou algum macete que você teve que fazer?

Bom saber disso!

Olá, Fernando. Eu finalmente descobri o segredo para monitorar eventos utilizando o Google Tag Manager.

O que acontece é que não dá para utilizar o código diretamente no HTML, haja vista que a tag do Analytics foi inserida via GTM. Ele não pega automaticamente a referência do ID da sua taag. Ou seja, este tipo de código abaixo só irá funcionar caso o seu código de monitoramento do Google Analytics tenha sido inserido manualmente.

Assim não irá funcionar via GTM:

<a onclick="ga('send', 'event', 'telefone', 'botao');">Botão</a>

Então, caso o seu código do Analytics tenha sido inserido também via Tag Manager, você deverá fazer tudo por lá.

O primeiro passo é ir até as "Variáveis" e habilitar as opções as quais você irá necessitar. No meu caso, eu habilitei tudo que é relacionado ao clique, como: "Click Classes" e "Click ID".

Em seguida, basta você criar um novo trigger, baseado no Clique e "Todos os elementos". Depois defina "Alguns cliques". Neste momento aparecerá a variável, Click ID, por exemplo. Daí é só concluir a configuração de acordo com o seu código.

Ex: Click ID > contains > "botao".

Em seguida, crie uma tag (referenciando o código de monitoramento do Google Analytics), escolha a opção evento, chame o trigger que você acabou de criar e pronto. Vai funcionar!

Bom saber!!

Boa Bruno! Consegui capturar via GTM com ajuda de um outro post aqui do Fórum. Porem não sabia que não necessitava desse evento OnClick e sim apenas do ID ou URL... como você explicou acima para o GTM. Parabéns!

Ainda estou na batalha pra fazer gerar evento sem o GTM.

Você conseguiu gerar evento sem o GTM?

Então, Fernando... para gerar esse evento sem o GTM, direto no código é bem simples: basta adicionar o "onclick" no link que você deseja trackear, como este:

<a onclick="ga('send', 'event', 'telefone', 'botao');">Botão</a>

Automaticamente o Google Analytics começará a rastrear o evento. Daí te sugiro gerar metas a partir desses eventos gerados. É melhor para monitorar e gerar relatórios dentro do GA.

Valeu.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software