Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Monetização Aplicativos Mobile

Olá pessoal,

Gostaria de levantar um debate sobre quais as formas mais conhecidas de monetização em aplicativos, estou fazendo alguns estudos para meus clientes de formas para monetização de aplicativos de formas externas e internas nas aplicações.

Alguns levantamentos que foram feitos com base em aplicativos que usamos em nosso dia a dia: - Áreas para usuários premium; - Planos recorrentes; - Compra de acessórios, complementos para personagens (Gameficação); - Pagamento para continuar utilizando a aplicação;

Como vocês costumam pensar nesta questão?

3 respostas

Helder, tudo bem ?

Tudo que você disse é válido, contudo além dessas formas, existe uma que é bem recorrente: o uso de propagandas.

Há diversos serviços hoje que fornecem as propagandas para dentro de sua app, o próprio google por exemplo.

solução!

Existem alguns tipos, com prós e contras. Depende muito do tipo de produto que você vai oferecer, e qual o perfil de usuário que você quer abordar.

Tipos:

Apps Pagas:O usuário paga para poder fazer o download da app.[prós] retorno monetário imediato; quanto mais usuário, mais dinheiro; é fácil de implementar;[contras] menor quantidade de downloads; usuários exigentes; o retorno por usuário pode ser menor.

Apps Grátis com Anúncios: Download gratuito, mas possui anúncios que abrem durante o uso.[prós] maior quantidade de downloads; pode ter um alto potencial de rendimento; é fácil de implementar; [contras] a app precisa ter muitos downloads para ter lucro; é difícil fazer um produto bem feito; há uma grande dependência da rede de anúncios.

Apps Grátis com compras dentro do App (Premium):Por exemplo, apps de jogos onde onde o download é gratuito mas é preciso comprar novas fases para evoluir.[prós] maior quantidade de downloads; o retorno por usuário pode ser alto; é possível vender produtos diversificados;[contras] difícil de implementar; tem uma baixa taxa de conversão; grande quantidade de reviews baixos por pessoas que não concordam que parte das funcionalidades sejam pagas.

Apps com Assinaturas:Por exemplo, Netflix.[prós] maior quantidade de downloads; o rendimento é contínuo; para apps iOS o imposto fica mais barato (primeiro ano paga-se 30% para a apple, no segundo ano paga-se 15%);[contras] difícil de vender; difícil de implementar; app exige suporte constante pois precisa estar sempre atualizada.

Apps Mistas:Usa mais de uma das opções acima na mesma app, com os prós e contras de cada uma.

Obrigado pelas sugestões!

É bom ter outras visões, até para compreender melhor a parte de impostos sobre assinaturas a qual não havíamos ido a fundo.