Existem alguns tipos, com prós e contras. Depende muito do tipo de produto que você vai oferecer, e qual o perfil de usuário que você quer abordar.
Tipos:
Apps Pagas:O usuário paga para poder fazer o download da app.[prós] retorno monetário imediato; quanto mais usuário, mais dinheiro; é fácil de implementar;[contras] menor quantidade de downloads; usuários exigentes; o retorno por usuário pode ser menor.
Apps Grátis com Anúncios: Download gratuito, mas possui anúncios que abrem durante o uso.[prós] maior quantidade de downloads; pode ter um alto potencial de rendimento; é fácil de implementar;
[contras] a app precisa ter muitos downloads para ter lucro; é difícil fazer um produto bem feito; há uma grande dependência da rede de anúncios.
Apps Grátis com compras dentro do App (Premium):Por exemplo, apps de jogos onde onde o download é gratuito mas é preciso comprar novas fases para evoluir.[prós] maior quantidade de downloads; o retorno por usuário pode ser alto; é possível vender produtos diversificados;[contras] difícil de implementar; tem uma baixa taxa de conversão; grande quantidade de reviews baixos por pessoas que não concordam que parte das funcionalidades sejam pagas.
Apps com Assinaturas:Por exemplo, Netflix.[prós] maior quantidade de downloads; o rendimento é contínuo; para apps iOS o imposto fica mais barato (primeiro ano paga-se 30% para a apple, no segundo ano paga-se 15%);[contras] difícil de vender; difícil de implementar; app exige suporte constante pois precisa estar sempre atualizada.
Apps Mistas:Usa mais de uma das opções acima na mesma app, com os prós e contras de cada uma.