2
respostas

Módulo Inspirador!

O módulo sobre pensamento computacinal está sendo inspirador para mim! Ajudou-me avançar bastante naquilo que já vivencio.
Por fim, resolvi publicar um artigo no Linkedin, mostrando o quanto pude avançar em termos de compreensão e aprimoramento de práticas de inovação que tenho realizado na escola.
Link para o artigo: https://www.linkedin.com/posts/patriciadistassi_inteligenciaartificial-pensamentocomputacional-activity-7459248222952321024-tdmN?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAA4FVy4BXcE7AdxzQ7StjsDLS3enlfzFyK0
Gratidão a todos!

2 respostas

Olá, Patricia. Como vai?

É realmente gratificante ler o seu relato e perceber como o pensamento computacional serviu de ponte para potencializar as inovações que você já lidera na coordenação escolar. Ver um aluno transbordar o conhecimento do curso para redes profissionais como o LinkedIn é o maior indicador de que o aprendizado foi, de fato, significativo.

O que você fez ao longo deste módulo foi aplicar os quatro pilares do pensamento computacional de forma magistral:

• Decomposição: Ao quebrar processos complexos da escola em etapas menores.
  • Reconhecimento de Padrões: Ao identificar que problemas pedagógicos repetitivos podem ter soluções estruturadas.
  • Abstração: Ao focar no que é essencial para a resolução de um conflito ou organização de uma jornada.
  • Algoritmos: Ao criar os passos lógicos que você compartilhou conosco nos tópicos anteriores.

Iniciativas como a sua, de publicar e compartilhar esses avanços, ajudam a desmistificar a tecnologia na educação. O pensamento computacional não é apenas sobre "aprender a programar", mas sobre "aprender a pensar" de forma mais estruturada para resolver qualquer desafio humano.

Parabéns pela dedicação e por ser uma agente de inovação tão ativa! Com certeza seu artigo inspirará outros educadores a trilharem esse mesmo caminho.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Olá Evandro, tudo bem?
Muito obrigada pelos seus feedbacks! Inclusive, em relação ao feedback sobre pensamento computacional e Literatura tenho muito a agradecer por sua colaboração generosa; inclusive, estou conversando com minha equipe para responder a sua pergunta.
Penso que seria muito interessante se pudéssemos escrever um artigo colaborativo sobre pensamento computacional e ensino de Literatura, nele, poderíamos unir a minha resposta às suas considerações e, assim, mostraríamos a sinergia entre aprendiz e tutor neste curso e, depois, publicá-lo no Linkedin também. O que você acha?

Vamos conversando.,,
Muito obrigada pelas trocas que nossos encontros têm me proporcionado. Saiba que estou levando as sugestões em consideração e, com certeza, promoverei melhorias em meu trabalho a partir delas.

Abraço.