Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
- Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
- Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
- Utilize uma variável para contar as tentativas;
- Utilize um loop para controlar as tentativas;
- Utilize a instrução break; para interromper o loop.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoAdivinhacao {
public static void main(String[] args) {
int numeroAleatorio = new Random().nextInt(100);
int numeroTentativas = 0;
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
while (numeroTentativas <= 5) {
System.out.println("Adivinhe o número que está entre 1 e 100");
int numeroUsuario = scanner.nextInt();
numeroTentativas++;
if (numeroUsuario == numeroAleatorio) {
if (numeroTentativas != 1) {
System.out.printf("\nParabéns! Você acertou o número com %d tentativas", numeroTentativas);
} else {
System.out.printf("\nParabéns! Você acertou o número com %d tentativa", numeroTentativas);
}
break;
} else if (numeroUsuario > numeroAleatorio) {
System.out.println("\nO número aleatório é menor.\n");
} else {
System.out.println("\nO número aleatório é maior.\n");
}
}
System.out.println("\n\nFim de jogo.");
scanner.close();
}
}