4
respostas

ModuleNotFoundError: No module named 'modelos'

Boa tarde,

Tive o mesmo erro de uma pergunta anterior desse fórum de não estar encontrando a pasta "modelos":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E fiz o que foi respondido, apagando o "modelos" e deixando somente "from avaliacao import Avaliacao", por estarem na mesma pasta modelos, porém agora aparece o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá, Emily! Tudo bem?

Na primeira imagem, o erro ModuleNotFoundError: No module named 'modelos' sugere que o Python não está conseguindo encontrar o módulo chamado 'modelos'. Isso geralmente acontece quando o Python não consegue encontrar o diretório que contém o módulo que você está tentando importar, mas também depende da forma que você está rodando o código.

Na segunda imagem, o erro ImportError: cannot import name 'Avaliacao' from 'avaliacao' indica que o Python encontrou o arquivo avaliacao.py, mas não conseguiu encontrar a classe Avaliacao dentro dele. Isso pode ser causado por um erro de digitação no nome da classe ou se a classe não estiver definida corretamente no arquivo avaliacao.py.

Contudo, para que eu posso lhe dar uma solução mais precisa, preciso que compartilhe comigo um print da sua estrutura de pastas e arquivos no VS Code, que estão na lateral esquerda, abra as pastas e mostre todos os arquivos presentes nela. Além disso, me informe como você está tentando rodar o projeto, dependendo da forma que você está fazendo isso, pode está causando o erro.

Abraços,

Fico no aguardo e à disposição

Olá, Armando! Obrigada pelo retorno.

Segue o print da tela inteira:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEstou tentando rodar clicando diretamente no botão triangular no canto superior direito, não sei se é o motivo de estar dando erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Emily!

Analisando tudo que você compartilhou, pude notar que você está executando o arquivo restaurante.py.

Contudo, esse arquivo não é capaz de executar nada sozinho, ele é um arquivo de classe Python, o que significa, que a classe criada nele deve ser instanciada em outro arquivo ou nele mesmo, porém, como o seu código deve estar como o da aula, a classe desse arquivo está sendo instanciada no arquivo app.py.

Então, o arquivo que você deveria estar executando é o app.py e restaurante.py.

OBS: o erro "No module named 'modelos'" acontece porque internamente para o arquivo restaurante.py a referência para "modelos" não existe, mas, para app.py, que está fora da pasta modelos, essa referência existe.

Logo, rode o arquivo app.py e caso tenha algum erro estarei aqui para ajudá-la.

A! Lembre-se de salvar os arquivos "item_cardapio.py", "bebida.py", "prato.py" e "avaliacao.py". Você fez alterações neles, mas não salvou, você pode notar isso com a presença do ícone de bolinha branca em vez do X no arquivo.

Oi Armano!

Acho que deu certo, apareceu os itens certinho. O erro que aparece em seguida é em referência à continuação da trilha no outro curso, muito obrigada pela ajuda!!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade