5
respostas

Modificador "bevel"

Estou fazendo a casa como exemplo no blender e não consigo aplicar o modificador "bevel" na arvore como na video aula. Percebi que meu blender é um pouco diferente do blender do professor, percebi que os painéis são um pouco diferentes e não sei como aplicar os chanfros como o professor fez. Como posso aplicar os chanfros mais visíveis?

5 respostas

Olá Marcos, tudo bem.

Quais as diferenças que estão no software? você pode colocar um print aqui?

E o que acontece quando tenta aplicar o BEVEL?

As vezes pode ser apenas que você não selecionou o vertice ou aresta no momento de aplicar, pode ser isso mas pode ser muitas outras coisas hahaha, se puder tirar um print e mostrar o que esta acontecendo a gente acha um solução =D

um abraço.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeProfessor Luiz Na tela de configuração do bevel não consigo ajustar o parametro pra menos de 1, então os chanfros ficam até como está no print e não fica mais evidente como o da sua vídeo aula.

Olá novamente Marcos, blz =D

Caraca, eu me perdi pacas no seu print, achei que eu estava ficando doido hahahaha.

Man, existe uma diferença na versão do blender que eu usei no curso para a sua versão, por isso você esta vendo de maneira tão diferente este modificador.

A versão que eu estou usando durante o curso é a 3.0 A sua versão esta sendo a versão 2.82

Hoje o blender esta na versão 3.4

Dito isso, tenho algumas indicações:

1º - Tente atualizar o seu software, existem varias features que estão funcionando melhor nas versoes atuais, teve um salto significativo entre a sua versão e a versão atual.

2º - Mas, usando a sua versão acredito que você consiga mudar ali no menu em vez de deslocamento, para largura, e alterar o valor que fica logo acima, ai sim você deve ter um pouco mais de controle do tamanho desde BEVEL (chanfro), como ele esta marcado deslocamento ele tem um limite minimo, já o with da uma abertura maior entre este valor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeVeja se isso ajuda, por favor, eu não cheguei a usar tanto esta versão 2.82, mas a gente consegue achar uma forma de fazer caso não der certo ok.

Um abraço.

Ok professor! O engraçado é que para fazer as pedras eu pude mudar com total liberdade como dá pra ver no próprio print, mas para fazer esse detalhe da árvore é que deu esse problema. Vou tentar atualizar o blender.

Diga.

Sim, isso também acontece na versão mais recente, mas é mais fácil de controlar.

O que acontece é o seguinte, o BEVEL(chanfro) é uma propriedade que para existir precisa de espaço entre duas árestas, então a depender da forma do objeto você vai ter mais liberdade de alteração e outros momentos não.

No caso do objeto da pedrã, este espaço era maior devido o formato, já na copa da arvore este espaço é menor.

por que é menor? o BEVEL é um calculo matemático para fazer uma "dobra" entre duas aretas, quando não existe um valor específico para fazer este cálculo o software entende que não é possível mais deformar aquele objeto devido este limite.

E trocar aqueles valores que eu comentei, deslocamento, largura, profundidade e percentual, define como este calculo vai funcionar. Nas versões mais atuais isto é mais preciso e mais simples de manipular.

A minha indicação de atualizar, não é apenas por conta do bevel, é por conta de várias outras ferramentas que você vai vir a utilizar quando estiver trabalhando com o blender ^^

Lembre-se de salvar um backup do arquivo, e você vai ver que vai valer a pena, vendoo seu modelo no print eu já estou com vontade de ver ele completo =D. hahahah depois compartilha aqui.