Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Modelos de documentos para gestão de um projeto com Scrum

Vocês têm modelo de documentos para utilizar num projeto com Scrum?

4 respostas
solução!

Olá Thaís,

depende exatamente do que você precisa na verdade. Dentro do Scrum, o único "documento" que realmente aparece no framework são as histórias, que geralmente são escritas no formato:

  1. Para...
  2. Eu, no papel de....
  3. Quero...

Sim, as histórias são fundamentais. Mas, por exemplo, nas reuniões diárias e/ou reuniões de revisão da sprint não é bom ter documentos como atas de reunião e o que mais for necessário pra documentar as ações? :) Enfim, acho que depende de cada time também. Pode ser um papel mais focado no Scrum Master ou PO.

Então, depende realmente muito do time e da cerimônia. também

Geralmente um Daily, como é recomendado fazer em frente ao quadro de histórias, muitas vezes é o momento em que atualizamos as histórias no quadro e também as métricas, como burn down, caso isso ainda não tenha sido feito. Como também é uma cerimônia muito curta e diária só para um alinhamento maior entre os integrantes, acaba não existindo esta necessidade de fazer uma ata ou documento sobre a reunião.

Outro exemplo como a review talvez seja necessário fazer uma ata por exigência do cliente, por exemplo. Do lado do time, como já saímos da reunião com os feedbacks dados pelo usuário, novas histórias que atendem estes pedidos e estas já foram priorizadas de acordo com o que existia no Product Backlog, pode ser que o time em si não sinta a necessidade.

Um exemplo interessante disso foi aqui na Caelum mesmo que antigamente um dos nossos times Scrum faziam um e-mail formalizando a retrospectiva. Era um email extremamente simples que tinha a foto da lousa da retro e as ações que foram decididas. Era papel do facilitador da vez sempre mandar este e-mail. Depois de um tempo, notamos que a gente mandava o e-mail apenas por rotina, mas ninguém no time chegava a consultar estes emails depois. Como o documento em si já não servia mais ao propósito que foi pensado, o time acabou parando de fazer esta mini "ata".

Entendi, Lucas. Obrigada por compartilhar essas experiências.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software