Oi, Iago! Tudo bem com você? Espero que sim!
Desculpa a demora em te trazer um retorno.
Modelos preditivos carregam o problema de se aproximar da função de mapeamento, às vezes se torna difícil conseguir essa aproximação. Existem muitos modelos matemáticos e preditivos que são bastante usados nesses estudos, dentre eles os métodos matemáticos simples de predição destacam-se o da Média Móvel, e o da Suavização Exponencial, que pode ser Simples, Linear ou Sazonal. Além deles, temos os métodos matemáticos lineares que se destacam o ARMA e o ARIMA eles são a união de modelos matemáticos autoregressão (AR) e média móvel (MA) que eu indico bastante a tentativa de implementação no seu código pois, ao meu ver, são mais precisos.
Existem também alguns tipos de modelos de preditores que irão validar as saídas do seu modelo para verificar se ele está apto para ser utilizado, como os preditores de Um Passo e de Múltiplos Passos e o, o que eu acho mais interessante, o MIMO.
Aqui na Alura tem cursos mais focados em previsão de séries que podem ser bem úteis se você busca montar projetos e estudar mais sobre isso, um curso que recomendo, trata diretamente sobre previsões de COVID-19 é o Previsões de série temporal: COVID-19 que traz uma aplicação bem atual para esse tipo de modelo utilizando o modelo linear preditivo ARMA.
Se deseja se aprofundar ainda mais nos conceitos de predição, você pode pesquisar sobre dissertações e pesquisas feitas por universidades aqui no Brasil. Eu recomendo uma tese de doutorado intitulada “Contribuições ao problema de predição recursiva de séries temporais univariadas usando redes neurais recorrentes”, indico primeiro a leitura dos capítulos 2, 3 e 4 pois neles tem uma explicação bem objetiva de vários modelos matemáticos e preditivos, como também uma explicação de como foi construído o modelo preditivo utilizando redes neurais artificiais. Esse e vários outros trabalhos você pode encontrar em repositórios online das universidades do Brasil ;-)
Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei à disposição.
Bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!