Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Modelo Preditivo com Variáveis Qualitativas

Como eu posso fazer um modelo parecido com o estudado, envolvendo variáveis qualitativas?

Exemplo: Quantifico o tempo que um carro manobra para estacionar em uma vaga em uma rua pública. Queria estabelecer um modelo, fazendo o teste de hipóteses com variáveis como: o ato do carro aguardar a passagem de outros e o modelo do carro (compacto, sedan, caminhonete, etc.).

Como saber se estas variáveis influenciam na manobra? Se constatado que influenciam, como estabelecer um modelo com base nessas variáveis?

1 resposta
solução!

Boas Edgar! Tudo bem? Espero que sim.

Desculpe a demora em responder.

Para esse exemplo de experimentação, é necessário que os dados sejam quantitativos, uma vez que eles tem relação direta (e numérica entre eles).

Nesse caso, seria possível alterar por exeplo, o modelo do carro pelas suas dimensões (comprimento e largura). Como o seu problema é bastante específico, é necessário entender se há relações entre as variáveis e recomendo tentar diferentes modelos.

Ainda sim, nesse caso, como o desconheço o domínio do problema, é dificil dar mais informações. De maneira geral o que pode ser feito quando há muitas variáveis qualitativas é usar outra formas de regressão. A árvore de decisão é um modelo que lhe pode ser útil.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software