Olá, pesquisei um pouco sobre o modelo lógico e físico, mas o conceito de ambas ainda não estão muito claras, Alguma alma pode me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, pesquisei um pouco sobre o modelo lógico e físico, mas o conceito de ambas ainda não estão muito claras, Alguma alma pode me ajudar?
Fala Brenno, beleza? Ambos são etapas da modelagem de dados. No modelo conceitual, realizamos o levantamento dos dados, como eles são tratados e estruturados para seguirmos a segunda etapa. Na segunda etapa, temos o modelo lógico que é a maneira de como você vai organizar todos esses dados que você conseguiu pegar após uma entrevista com a empresa/cliente. Descrevemos as entidades, atributos, relacionamentos e as chaves. Logo após , na terceira etapa que chamamos de Modelo Físico, você começa a criar as tabelas (relações) usando os comandos de SQL. Se estiver errado, alguém me corrija. Acho que é isso Brenno.
Complementando um pouco o que o colega Bruno citou, imagine uma pirâmide em que cada nível dela representa um modelo. Sendo o topo da pirâmide o nível conceitual, o meio, o nível lógico e a base, o nível físico.