1
resposta

Modelo de documentação

Como consigo implantar esse processo devo utilizar alguma documentação escrito, qual forma mais prática de aplicar a gestão na prática?

1 resposta

Olá, Leandro!

Para implantar o processo de gestão de mudanças, é recomendado utilizar uma documentação escrita para registrar todas as mudanças que serão realizadas. Isso ajuda a manter um histórico das alterações feitas nos serviços e facilita a comunicação entre as equipes envolvidas. A documentação pode incluir informações como o motivo da mudança, o escopo, os riscos envolvidos, as etapas para implementação, entre outros detalhes relevantes.

Quanto à forma mais prática de aplicar a gestão na prática, é importante seguir algumas boas práticas. Por exemplo, comece pequeno, escolhendo um aspecto que cause mais impacto ou dor para a organização. Dessa forma, você poderá focar em solucionar um problema específico e obter resultados mais rápidos.

Além disso, é importante definir um processo claro e bem definido para avaliar, autorizar e implementar as mudanças. Isso inclui estabelecer níveis de aprovação coerentes, envolvendo as pessoas certas para avaliar as mudanças sob diferentes perspectivas (técnica, de negócio, etc.).

Outro ponto importante é criar um cronograma de mudanças e comunicar as indisponibilidades de serviço planejadas aos usuários. Dessa forma, você evita surpresas e conflitos de interesse relacionados ao cronograma.

Por fim, lembre-se de realizar uma revisão pós-implementação para garantir que as mudanças foram realizadas conforme o planejado e que os resultados esperados foram alcançados. Essa revisão também é uma oportunidade para identificar possíveis melhorias nos processos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software