Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Modelo de desenvolvimento JEE

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Trabalho em uma empresa e desenvolvemos um sistema Shop Floor para empresa. O sistema cresceu muito e hoje temos que mudar a aplicação de php para java WEB.

Estou iniciando o projeto modular e ainda não sei qual conceito utilizar. O problema é que existem vários postos de coleta de dados, e cada peça deve ser bipada em um intervalo de 20s e temos que ter muita autonomia de código para mudanças e liberdade igual o php tem junto com JQuery.

O projeto iniciado utiliza o spring MVC com annotatios e utilizamos DAO para persistir dados na "unha". Também utilizamos um modelo onde o controller se comunica com uma classe serviceImplementation, que por sua vez se comunica com uma classe daoImplementation. Nas configurações, temos uma interface BaseDAO, BaseEntity e BaseService com metodos do CRUD e outros.

Estou fazendo um curso aqui na alura e o professor utiliza outro método. A própria configuração é feita no código java e não em xml. No curso também o projeto é desenvolvido com JPA e Hibernate.

Minha dúvida é saber qual modelo seguir? Temos várias consultas bem grandes no BD oracle!! Se optar por um framework ORM como Hibernate, consigo fazer querys personalizadas??

Só reafirmando que preciso de mais autonomia!!

Sou iniciante nesta área.

Obrigado.

4 respostas
solução!

Boa tarde, Wagner! Tudo bem? =)

Você consegue criar queries personalizadas, sim! Utilizando um EntityManager, você tem disponível o método createQuery(), onde você pode escrever uma JPQL (Java Persistence Query Language), ou ainda o método createNativeQuery(), para execução de SQL nativa. =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida, só postar por aqui!

Abraço e bons estudos,

Fábio

Obrigado pela resposta. Foi de grande valia.

Para quem esta começando, é melhor utilizar JDBC, DAO e fazer tudo na "unha" ou utilizar de frameworks para agilizar o desenvolvimento??

Tenho 2 objetivos: - Aprender - Ter agilidade no desenvolvimento também

Obrigado

Sem problemas! =)

Acredito que utilizar o JDBC e fazer as coisas na mão no começo é bem interessante, porque você começa a ter uma visão um pouco mais ampla do que está acontecendo, entende? Você consegue ter uma boa ideia do que o framework faz por baixo dos panos...

Depois de um tempo, fazer o CRUD básico e até mesmo as queries passam a ser triviais e o uso do framework dá uma boa acelerada no processo. =)

Mas se optar por fazer na "unha", mesmo, tente fazer essas coisas em um projeto menor, que não seja o final, de produção... O de produção acho que fica melhor fazendo com o framework já, pois facilitará na manutenção...

Espero ter ajudado, mais uma vez. =)

Fábio

Muito obrigado pela atenção.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software