Esse tópico é destinado ao exercício sobre "Faça como eu fiz: determinando conteúdos", onde é requisitado um brainstorming de ideias para postagem de conteúdos, irei considerar o check list 360º para o meu modelo.
Cliente: Escola de idiomas com presença unicamente on-line
Público-alvo: Jovens e Adultos, a partir dos 12 anos de idade, que buscam aprender um novo idioma de forma on-line mais rápida (expressa, intensiva) e eficiente que cursos tradicionais e presenciais
Segmentação: Os anúncios de cada plataforma devem ser ajustados conforme o público-alvo
Objetivo Principal: Aumentar e reter o número de alunos matriculados
Objetivos Secundários: 1. Aumentar as inscrições em cursos em 30% nos próximos 6 meses; 2. Aumentar a taxa de retenção de alunos em 40% até o final do ano
Resultados Esperados: Aumento nas inscrições e retenção dos alunos da empresa
Canais de Comunicação: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e TikTok
Monitoramento: Embora cada rede deva ter seu monitoramento ajustado conforme seu uso, vamos generalizar para quinzenal, mensal e por quarter
Análise de Métricas: Cada rede deve ser ajustada conforme suas ferramentas de análise e insights, bem como também devem regularmente (indicados a cada final de módulo) uma pesquisa de satisfação do cliente para ajustes de melhorias e nortear futuros brainstormings e estratégias
1. Ações no Facebook
- Publicação de dicas rápidas de idiomas;
- Transmissões ao vivo sobre algum tópico em inglês (gramática, vocabulário, curiosidades sobre a cultura, etc);
- Anúncios de divulgação e ofertas de cursos.
2. Ações no Instagram
- Vídeos curtos com dicas de pronúncia, ensinando trechos de músicas, tradução e contextualização de trends estrangeiras e dicas de vocabulário;
- Posts no feed com vocabulário, gramática e curiosidades dos países;
- Stories interativos com testes de vocabulário;
- Uso de influenciadores criando conteúdos para a marca.
3. Ações no YouTube
- Videoaulas gratuitas de conversação para prática do idioma;
- Podcasts sobre variados assuntos em idiomas estrangeiros do nível básico ao avançado;
- Anúncios de divulgação e ofertas de cursos.
4. LinkedIn
- Artigos sobre a importância do aprendizado de idiomas para o desenvolvimento profissional;
- Divulgação de informações pertinentes da empresa;
- Anúncios de divulgação e ofertas de cursos.
5. Twitter
- Tweets ensinando palavras ou frases curtas e rápidas em diferentes idiomas;
- Interações com outros perfis mainstream, como a Netflix, brincando com palavras em outro idioma em retweets ou comentários;
- Threads com dicas de estudo, gramática e vocabulário;
- Anúncios de divulgação e ofertas de cursos.
6. TikTok
- Vídeos divertidos de desafios de pronúncia e expressões em outros idiomas;
- Vídeos curtos com dicas de pronúncia, ensinando trechos de músicas, tradução e contextualização de trends estrangeiras e dicas de vocabulário;
- Vídeos de dublagem com conteúdos em outro idioma;
- Transmissões ao vivo conversando em outro idioma com espectadores ou ensinando algo;
- Uso de influenciadores criando conteúdos para a marca.