1
resposta

Modelagem no Data Studio

Olá, uma dúvida. No curso onde criamos uma base no MySQL e depois criamos uma conexão entre os dados desse banco e o Data Studio, foi criado no Data Studio uma conexão e uma consulta pra trazer, numa única tabela, todos os dados das tabelas dimensão e fato, através de varios joins.

Agora neste curso com Big Query, onde também criamos o banco sucos com as mesmas dimensões e fatos, também foi criada uma consulta (uma view) pra trazer numa só tabela todos os dados das dimensões e fato, e depois exportar tais dados pra o Data Studio.

Entendi, mas fica a dúvida: SEMPRE que dados de um banco de dados com várias tabelas tiverem que ser exportados pra o data studio deve-se necessariamente fazer uma consulta pra juntar, num só tabelão, todos os dados de todas as tabelas? Sempre deve-se fazer isso? Se sim por quê? Não é possível trazer cada tabela e depois remodelar relacionamentos como acontece no PowerBI, através de modelo estrela ou floco de neve? Sempre entendi que a boa prática é usa uma dessas modelagens pra datawarehouses.

1 resposta

Olá, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Na verdade, a decisão de fazer uma consulta para combinar os dados de várias tabelas em uma única tabela no Data Studio é determinada pelo contexto específico do seu projeto.

No curso foi utilizada a abordagem de juntar em uma única tabela, pois facilita a criação de visualizações ou relatórios que envolvam dados de várias tabelas simultaneamente. No entanto, essa não é uma regra rígida que se aplique em todos os casos. Se você preferir importar cada tabela separadamente e depois reorganizar os relacionamentos no Data Studio, também é viável. Embora essa escolha possa ser mais trabalhosa e complexa.

Espero ter esclarecido a dúvida.

Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!