Boa tarde,
Em uma esquema estrela, com tabelas fato e dimensões, como representar a cardinalidade? Estou utilizando o BRModelo que aprendi no outro curso do Alura.
Obrigada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,
Em uma esquema estrela, com tabelas fato e dimensões, como representar a cardinalidade? Estou utilizando o BRModelo que aprendi no outro curso do Alura.
Obrigada.
Oi, Graziela, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
Na modelagem em esquema estrela, a cardinalidade é representada de forma simples e direta. A tabela fato é sempre o centro do esquema, e as tabelas dimensões estão conectadas a ela por meio de chaves estrangeiras.
A cardinalidade é determinada pela relação entre a tabela fato e as tabelas dimensões. Existem três tipos de cardinalidade: um para um (1:1), um para muitos (1:N) e muitos para muitos (N:N).
Para representar a cardinalidade no BRModelo, você pode utilizar as chaves estrangeiras nas tabelas dimensões para indicar a relação com a tabela fato. Por exemplo, se uma tabela dimensão está relacionada com a tabela fato de forma um para muitos, você pode adicionar uma chave estrangeira na tabela dimensão que referencia a chave primária da tabela fato.
Lembre-se de que a cardinalidade deve ser definida com base nas regras de negócio do seu projeto. É importante entender bem as relações entre as tabelas para garantir a consistência dos dados.
Para mais informações recomendo o artigo abaixo que aborda o esquema em estrela e a importância para o Power BI:
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.
Abraços!
Boa tarde, Rodrigo.
Desculpa a demora para responder.
Obrigada pelas informações encaminhadas.