Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Modelagem e de Dados

Boa Tarde,

Estava olhando tanto esse curso quanto o anterior na formação. Já tenho uma pequena noção porem estou estudando de traz para frente no sentido que começei pelo final (Power bi e Relatorios) e agora estou me aprofundando no Banco de dados etc.

Duas duas gostaria de tirar: 1 - Aonde ou qual curso eu posso estudar mais a fundo a parte de modelagem principalmente de banco de dados não criado (ou seja aonde eu consiga entender um que já existe)?

2 - Não sei se é a mesma pergunta mas em que curso eu posso estudar mais a fundo tanto a parte de Diferenças em Tabelas dimenções e tabelas fatos quanto essa questão de Modelo Estrela e Modelo Floco de Neve?

Agradeço e aguardo.

3 respostas

Olá Rafael, tudo bem?

Aqui na Alura temos disponível a Formação SQL com MySQL Server da Oracle. Onde você aprenderá a criar um banco de dados do zero, manipular os dados e manter a segurança de um banco. Para entender um banco de dados existente, você precisará ler o mapeamento e a documentação da estrutura, mas nem sempre é possível encontrar bancos de dados com a documentação.

Sobre as tabelas fato, tabela dimensão, modelo estrela e modelo floco de neve, recomendo as aulas do curso Introdução à Inteligência Empresarial para que possa ver o conceito e as diferenças.

Tabela de Fato e Tabela Dimensão

Modelo Estrela e Floco de Neve

Infelizmente, não temos um curso que entre em detalhes sobre esses tópicos. Deixo aqui esses dois artigos que te ajudarão a entender melhor.

Dimensões e Fatos no contexto do Business Intelligence

Entendendo a modelagem multidimensional

Ficou alguma dúvida? Espero ter ajudado.

Ajudou sim, Duvida: Esse curso:

 <https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional>

Se aplica de alguma forma a isso? Tem algum curso que fale sobre relacionamento ligados a tabelas aplicada a BI ou algo nesse sentido?

Agradeçido

solução!

Rafael,

Esse curso que você mostrou é voltado para modelagem de banco de dados, ensina como modelar um banco de dados relacional para que tenha uma boa performance e desempenho. Não fala nada relacionado a BI. O conceito de tabelas em banco de dados relacional e o conceito de tabelas em BI são diferentes, sendo assim, fazendo os cursos de banco de dados o que você vai poder aproveitar em BI é a linguagem SQL, que é comum em ambos os casos.

Qualquer dúvida estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software