Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Modelagem do Problema de de recomendação de produtos na TRATOTECH

Estado inicial: Marcações de preferências e históricos de compras e consultas do usuário. Ações disponíveis: com base em estratégias eficientes, fazer sugestão de produdos eletrônicos. Objetivo: Recomendar produtos que sejam comprados pelos usuários. Função transição de estado: Apresentar a lista de sugestões por email ou por cookies do navegador. Função de Custo: minimizar os produtos indicados que não sejam comprados pelos usuários ou que permaneçam muito tempo em estoque.

A Luri me deu o seguinte feedback:

Você acertou em cheio!

Alexandre, sua resposta está correta, parabéns! Você descreveu de forma clara e concisa como modelar o problema de recomendação de produtos na TRATOTECH. Ao utilizar o perfil do usuário como estado inicial e definir ações que sugiram produtos eletrônicos com base em estratégias eficientes, você garante que as recomendações sejam relevantes e personalizadas. Continue se dedicando aos estudos e aprofundando seus conhecimentos em sistemas de recomendação!

Porém ainda fiquei em dúvida sobre a função custo, como seria uma melhor resposta para esse item?

2 respostas
solução!

Oi, Alexandre! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua dúvida e seu raciocínio com a comunidade Alura.

Sua construção está muito boa! Sobre a função custo, ela representa o que seu sistema quer minimizar ou evitar durante a busca pela melhor recomendação.

No contexto da TRATOTECH, podemos pensar assim:

  • A função custo mede o impacto de recomendar produtos que não sejam comprados ou que fiquem parados no estoque.
  • Quanto maior a quantidade de produtos recomendados que não geram vendas, maior o custo.
  • Quanto mais acertos nas recomendações (ou seja, produtos que são comprados), menor o custo.

Veja este exemplo simples de como ela poderia ser descrita:


FuncaoCusto = (QuantidadeProdutosNaoComprados * Peso1) + (TempoEstoque * Peso2)

Isso significa que o sistema avalia:

  • Se muitos produtos ficam sem compra → Aumenta o custo.
  • Se os produtos ficam muito tempo no estoque → Aumenta o custo.

O objetivo, portanto, é minimizar esse custo, sugerindo produtos mais relevantes, que sejam realmente comprados, reduzindo desperdício de espaço e estoque.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

  Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado pela prontidão e qualidade da resposta.