Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Modelagem do Banco

Podia ter um vídeo dele modelando as tabelas e os relacionamentos, elas já sendo mostradas na cara é diferente de você ver elas sendo feitas, tipo, a diferença da tabela que tá em floco de neve pra outra aparenta ser só a cor, enfim, pareceu meio jogado as informações como se a gente já tivesse algum tipo de conhecimento experiente na modelagem, por isso acho que podia ter uma aula fazendo isso ou pelo menos os diagramas e as explicações abaixo.

Digo isso pois quando ele mostra elas eu me perguntei: "por que é assim? por qual motivo essa tem um relacionamento reflexivo? qual a diferença aqui do floco de neve pro outro modelo?"

2 respostas
solução!

Oii Bárbara, tudo bom?

Nesse ponto eu concordo contigo, seria interessante ter um vídeo onde o instrutor explica sobre a modelagem de dados dimensional. Vou deixar aqui para você um artigo que explica um pouco sobre modelagem dimensional: Modelagem de Banco de Dados Dimensional .

Tem uma formação, que é a mesma coisa dessa, a diferença é as ferramentas utilizadas. Nessa formação o instrutor utiliza as ferramentas da Microsoft e na outra formação, ele utiliza as ferramentas da Pentaho. Tem um curso da formação de Pentaho, em que ele modela as tabelas no Power Architect. A partir dessa aula, o instrutor começa a modelar, se você quiser asisstir, fique a vontade.

Infelizmente para prosseguir com BI, é necessário um conhecimento prévio de SQL e Banco de dados. Recomendo você ver essa formação Formação Modelagem de Dados.

Espero ter auxiliado você de alguma forma. Qualquer coisa estou por aqui, tá bom? :)

Oi, Maria

Agradeço pelos links úteis que você mandou, verei todos assim que possível :)

Sobre a modelagem e as dúvidas que surgiram, quando ele faz as dimensões no Visual Studio, ele também mostra o esquema da modelagem melhor no SQL Server, daí deu pra entender super o pq das coisas