Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Modelagem de Dimensões

Olá!

Gostaria da opinião de vocês em um projeto pessoal de BI, relacionado a empresa em que trabalho. O contexto é o seguinte:

Empresa de radiologia intrahospitalar (atendemos toda a demanda interna de exames de diagnóstico por imagem do hospital). Em torno de 15mil pacientes passam pela unidade por mês, realizando exames de diferentes tipos. Temos um banco transacional que registra cada atendimento, inclusive com dados pessoais de cada paciente.

Modelando o Data Warehouse, obviamente uma das dimensões é o própio Paciente, nosso cliente. Analisando, identifiquei também que seria interessante que uma das dimensões fosse a Idade dos pacientes, para possibilitar a análise do perfil demográfico que atendemos e como isso se altera ao longo do tempo. E aí que surge a questão: A Idade é ou não é um atributo do Paciente? Apesar de que inicialmente a resposta clara pode ser que sim, é um atributo, acredito que o fato de um mesmo paciente poder ser atendido em dois anos diferentes (a unidade atende e tem registro dos atendimento há 3 anos), com idades diferentes, demonstra que a Idade na verdade é uma dimensão separada, a parte da dimensão Paciente.

Em comparação, para melhor esclarecer meu ponto, podemos analisar o candidato à dimensão, Sexo do paciente. Este sim é um atributo do Paciente, pois não se altera ao longo do tempo.

Enquanto escrevia o texto, me veio a questão da Data de Nascimento, até então não havia pensado sobre. Eu poderia utilizá-la como atributo do Paciente?

Não sei se fui claro na explicação, se sintam a vontade para dar sugestões. Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi Leo, tudo bem?

Faz sentido a sua análise de a idade ser uma dimensão, mas também ele pode ser um atributo da dimensão paciente, porém seria necessário configurar a dimensão paciente como uma dimensão histórica (onde se tiver atualização dos dados, o registro antigo é mantido).

Sexo e Data de Nascimento, podem ser considerado um atributo também, pois são dados qualitativos.

Pense o seguinte:

• Se seu dado for quantitativo (um número como vendas por exemplo) coloque ele na fato como um indicador.
  • Se seu dado for qualitativo, no caso, ele atribui características a seus números (cliente, fábrica, categoria, etc), ele vai precisar ser configurado como uma dimensão, no caso será necessário criar uma tabela dimensão só para ele, e configura-lo como primary key.

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa é só falar, tá bom? :)

Olá Maria! Tudo ótimo e contigo?

Obrigado pelas explicações. Decidi pelo caminho do atributo, utilizando a Data de Nascimento. Como medir os indicadores pela idade dos pacientes não é será algo primordial, foi a escolha de modelagem que apresentou maior efetividade e simplicidade.