Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Modelagem de dados

Olá,

No momento estou desenvolvendo um banco de dados para otimizar a gestão de leitos de internação hospitalar(para exercitar). Desejo saber:

1. Quais informações deve conter o documento MAD - Metodologia de Administração de Dados ?
  2. O que seria o tuning no Banco de dados?
  3. Pelo sqlLite é possível também trabalhar com views, procedure, índices, backup?
  4. Qual o melhor caminho para gerar dados fictícios de cadastro de pessoas como nomes, telefones, endereços, e-mails, data de cadastro, data de atendimento usando o GPT? Quero gerar umas 850.(para clientes, enfermeiros, médicos, funcionários...)
5 respostas

Oi Taís,

Que legal seu projeto de gestão de leitos hospitalares! 💪

Vamos às suas dúvidas:

1. Documento MAD (Metodologia de Administração de Dados): Ele geralmente inclui:

• Modelo de Dados: Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) ou similar, descrevendo as tabelas, colunas e relacionamentos.
    • Dicionário de Dados: Descrição detalhada de cada campo, incluindo tipo, tamanho, restrições (not null, unique, etc.) e significado.
    • Regras de Negócio: Definições de como os dados devem ser validados e manipulados.
    • Políticas de Segurança: Como os dados serão protegidos (acesso, criptografia, etc.).
    • Fluxo de Dados: Como os dados são criados, modificados e excluídos.
  2. Tuning de Banco de Dados: É o processo de otimizar o desempenho do banco de dados. Isso envolve ajustar configurações do servidor, otimizar consultas SQL, criar índices apropriados e monitorar o desempenho para identificar gargalos. 🔍

3. SQLite e Recursos Avançados: Sim, o SQLite suporta views, procedures (através de funções definidas pelo usuário), índices e backups. Embora o SQLite seja mais simples que outros SGBDs, ele oferece recursos suficientes para muitos projetos.

4. Geração de Dados Fictícios com GPT: Você pode usar o GPT para gerar dados fictícios. Aqui um exemplo.

Você pode usar o ChatGPT Prompt Generator para criar um prompt melhor. 🤔

Para saber mais: Documentação oficial do SQLite.

Continue explorando e aprofundando seus conhecimentos! 💻

Obrigada Luís. É possível abrir esse arquivo json? Não consegui abri-lo.

Oi Taís,

Acho que você não conseguiu fazer o download. 💾

Tentei fazer o download novamente e não conseguir. 😞

O arquivo gerado não deve ficar armazenado.

Mas é só pedir para gerar novamente e no formato que melhor te atende. Os mais comuns são JSON e CSV

O recomendado é solicitar a criação de 5 registros e, se estiver satisfeito, peça para gerar os 850

Como eu já tinha feito o download, você visualizar os dados em: JSON Viewer (Link válido por 7 dias)

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, marque-o como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓
solução!

olá Luis,

Obrigada.