5
respostas

[Modelagem Conceitual, Lógica e Física] Clube do Livro

Boa tarde, Comunidade Alura.

Expondo esse pequeno Modelo. Estou aberto a sugestões, críticas e elogios, por que não? rs

Abraços! :D

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

[Modelo Lógico.]

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

[MODELO FÍSICO]

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oi, Marcos! Tudo certo por aí?

Que bacana os seus modelos! Obrigada por ter compartilhado suas atividades com o fórum.

Durante a modelagem de banco de dados, prezar pela organização é bastante importante, uma vez que, dessa forma, conseguimos compreender o projeto de maneira mais efetiva — e essa organização é perceptível em seus modelos.

Se surgir alguma dúvida durante os seus estudos, fico à disposição.

Até mais!

Ah, - Agradecido pelas observações, Andrieli!

Estou buscando por alguns modelos um pouco mais robustos (para exercitar mesmo) e assim que estiverem prontos irei compartilha-los aqui. Bom, estou bem no início da jornada e aceito sugestões de como produzir portifólio ou mesmo pensar práticas que estimulem resolução de problemas e afins.

Mais uma vez agradeço pelo feedback, é mega importante pra quem tá engatinhando.

Abraço e ótima seman pra ti! ;D

Oi, Marcos!

Que bacana saber disso! Exercitar o que aprendemos é muito importante para consolidar os nossos conhecimentos, sobretudo quando estamos iniciando em uma nova jornada.

Apresentar os nossos projetos e falar sobre a gente são ações bastante valiosas para o nosso currículo. Isso pode ser feito de diferentes maneiras — abaixo estarei deixando um artigo da Alura que aborda esse assunto:

Após conhecermos sobre a etapa de modelagem (presente na formação Modelagem de Banco de Dados), que contempla os estudos do Modelo Entidade-Relacionamento, podemos partir para outras formações mais focadas na linguagem SQL (muito popular nessa área) e em bancos de dados específicos, como estas:

Conforme vamos estudando novos assuntos e conhecendo novas tecnologias, ocasionalmente iremos nos deparar com diferentes desafios e práticas — um exercício interessante é, por exemplo, pegar os projetos que você desenvolveu ao longo dos cursos e ver onde mais os aprendizados adquiridos se encaixam. Embora não seja algo real (implementado de fato em uma empresa), são coisas muito comuns em nosso mundo, logo, já nos preparam para eventuais problemas cotidianos.

Continue se dedicando nos estudos que você vai longe, Marcos!

Forte abraço.