Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Mobile-first

Olá professor, muito bacana o curso. Bem objetivo.

Só tenho uma dúvida. Todo o site foi desenvolvido seguindo a metodologia mobile-first, daí vem as perguntas.

Essa metodologia é uma tendência a ser seguida ou é apenas uma sugestão sua? Ou é sempre recomendado trabalhar assim quando estamos utilizando o bootstrap?

Saudações.

6 respostas

Oi Bruno!

Não é via de regra desenvolver iniciando pela parte mobile, isso depende do seu foco e/ou da sua familiaridade com o CSS para tal.

"Atualmente, a maioria das empresas desenvolve os seus sites pensando no desktop como tela principal. A partir disso, o conteúdo é adaptado para atender a demanda dos dispositivos móveis. Com o mobile first, os papéis se invertem. O smartphone se transforma na primeira tela, e os computadores recebem uma derivação do que foi arquitetado para o mobile."

"Segundo relatório da GSMA, o Brasil é o país com mais smartphones conectados da América Latina. Até o fim de 2017, foram contabilizadas mais de 234 milhões de conexões, e a tendência é que esse número seja cada vez maior. Além disso, o tráfego de dados via mobile aumenta, em média, 50% a cada ano."

Retirei o texto desse link. Dá uma lida, quando possível. Acredito que o foco maior se dá ao tópico Melhor ranqueamento no Google.

E por fim, a opinião pessoal, eu prefiro analisar o projeto. Se tiver mt foco mobile, eu faço primeiro a dispositivos, se não foco no desktop.

Oi Bruno Serejo o Bootstrap tem uma abordagem mobile first, uma estratégia que optimizamos o código para dispositivos móveis primeiro e, então, é que começamos a pensar em media queries para aparelhos maiores. Por padrão inclusive ele não vem com media queries para dispositivos pequenos por esse ser o tamanho de tela considerado default pelo framework.Espero ter ajudado, bons estudos.

Legal as respostas. Obrigado.

Pesquisando um pouco mais da pra perceber que não há uma certa unanimidade quanto ao tema.

Uma coisa é certa, não se pode ignorar os dispositivos móveis na hora de criar um site, web app, etc... Quanto a abordagem tenho percebido que é uma escolha bem pessoal do desenvolvedor e não uma tendência ou padrão de mercado.

Aqui mesmo na Alura fiz bons cursos sobre desenvolvimento responsivo, onde o conteúdo da página se adequa perfeitamente a vários dispositivos, porém não segue um roteiro baseado em mobile-firt.

Oi Bruno a grande maioria dos principais Frameworks Front-end do qual o Bootstrap faz parte, tem a abordagem mobile-first por isso o curso tem essa mesma abordagem. Como você bem observou programamos para diversos tipos de tela. Não dá pra ignorar a quantidade de dispositivos com telas menores existentes no mundo, isso seria perder muito mercado, usuário etc. Em projetos web Mobile-First é muito mais que tendência, é o padrão atualmente existem mais celulares do que humanos, existem muito mais dispositivos móveis do que Desktop. Então dispositivos móveis são prioridade. Espero ter ajudado bons estudos.

solução!

Ajudou sim Maison. Todos ajudaram.

Agradecido. Valeu.