Não consegui entender muito bem a lógica, ficou confuso por que ele diz no slide "regra: n de missionarios > n de canibais" e no meio da explicação, ele diz que o número deve ser igual. Fiquei sem entender qual a real lógica.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não consegui entender muito bem a lógica, ficou confuso por que ele diz no slide "regra: n de missionarios > n de canibais" e no meio da explicação, ele diz que o número deve ser igual. Fiquei sem entender qual a real lógica.
Olá, Breno, tudo bem com você?
Entendo sua confusão. A regra não é de igualdade, e sim de segurança. O que o professor quer dizer é que o número de missionários deve ser sempre maior ou igual ao número de canibais em cada margem. Quando ele menciona situações onde ficam iguais, como "1M e 1C", isso satisfaz a regra porque um missionário já é o suficiente para não ser comido por um canibal. A regra basicamente protege os missionários de serem superados em número.
Pense assim: se você tiver 2 canibais e apenas 1 missionário em uma margem, o missionário corre perigo. Mas se tiver 1 canibal e 1 missionário, está seguro porque são iguais e a regra permite. O detalhe importante é que nunca pode haver mais canibais do que missionários. Então "3M, 1C" está seguro, "1M, 1C" está seguro, mas "1M, 2C" violaria a regra.
Conseguiu visualizar melhor essa diferença entre a regra e as situações que ocorrem durante a travessia?
Qualquer outra dúvida sobre esse problema, o fórum está a sua disposição.
Obrigado pela explicação, com base nela eu consegui entender a lógica do exercício, mas como feebdack a regra poderia estar mais clara e alinhada com a explicação do professor, acredito que evitaria a confusão.
Agradeço pela atenção e resposta viu.