Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Missão, Visão e Valores pessoais

Missão

Trabalhar e evoluir todos os dias para conquistar minha independência financeira e retribuir todo o esforço que minha mãe fez por mim.

Visão

Construir uma carreira de sucesso que me permita viver com tranquilidade, ajudar minha família e ter liberdade para realizar meus sonhos.

Valores

Respeito, honestidade, esforço, disciplina, lealdade à minha família, aprendizado constante e humildade para continuar crescendo.

1 resposta

Oi, Carolina! Tudo bem?

Que bonito ver você compartilhando sua missão, visão e valores pessoais com tanta clareza e verdade. Dá para perceber uma linha que atravessa os três blocos: a família como motor, a disciplina como caminho e a liberdade como destino. Essa coerência entre o que move, o que se busca e o que se pratica é justamente o que dá força a um enunciado pessoal.

Um ponto que vale desenvolver: enquanto a missão e a visão apontam direção, os valores só ganham vida quando viram comportamento observável no dia a dia.

Uma dica simples pra dar concretude à sua lista: escolha dois valores, como disciplina e aprendizado constante, e escreva ao lado de cada um uma frase no formato "isso significa que eu vou..." descrevendo uma ação verificável. Por exemplo, disciplina pode virar "estudar quarenta minutos antes do trabalho, de segunda a sexta", e humildade pode virar "pedir feedback a uma pessoa por mês e anotar o que ouvir sem me justificar".

Depois, revisite esse documento a cada três meses e ajuste o que já não fizer sentido, porque a missão pessoal é um texto vivo, não uma placa fixa na parede. Esse hábito conversa diretamente com a proatividade trabalhada no curso: agir a partir dos seus princípios em vez de reagir às circunstâncias.

Entre os valores que você listou, qual deles é o mais difícil de sustentar quando as coisas não saem como planejado?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!