Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minização dos efeitos da troca de projetos/contexto.

Nossa equipe é pequena e possui alguns projetos, e não podemos alocar uma equipe específica para cada projeto, é preciso alternar entre eles para que possamos atender a demanda da empresa.

Como visto no curso, a equipe deve ser específica por projeto para passar pelas fases de criação, conflito, normatização e performance.

Aí entra a questão: neste nosso contexto como agir para minimizar os efeitos da troca de contexto para que então possamos alcançar este estado de performance?

1 resposta
solução!

Olá Marcos,

neste seu cenário em que você possui um time que precisa trabalhar em diversos projetos, um dos jeitos mais interessantes e performáticos que já encontrei no mercado de se trabalhar é fazendo um processo baseado em Fluxo Unificado. A ideia vem com base no Lean e no uso do kanban para que o time tenha apenas um único fluxo contínuo de trabalho em que no seu backlog são colocadas histórias de todos os projetos que o time precisa dar manutenção. Neste link tem uma apresentação feita na Agile Brazil 2016 sobre este conceito e métricas que podem ser feitas para avaliar a performance e saúde do seu time. Inclusive nos slides tem um livro interessante sobre os princípios do fluxo de desenvolvimento com base no Lean que podem te ajudar a minimizar os efeitos dos contextos diferentes de cada um dos projetos com os quais o time terá que trabalhar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software