Eu pude lembar algo que acontecia comigo: situação que vivi em uma empresa. Toda vez que eu precisava pedir reembolso, era um verdadeiro ritual: imprimir planilhas, colar recibos, correr atrás de assinatura, e às vezes esperar dias ou até cair no esquecimento, tendo que fazer novas cobranças ( super chato), porque a papelada sumia na mesa de alguém. Isso cansava, desmotivava e muitas vezes me perguntei de se valia mesmo a pena todo aquele esforço para cobrar um estacionamento de R$ 20, ou o café/ filtro/ açúcar do mês, que eu tive que comprar R$ 250. O pior é que esse tipo de burocracia acaba virando algo normal no dia a dia, como se fosse parte do trabalho. Mas não é. Isso é desperdício de tempo, de energia, de boa vontade. E como o texto diz, a vida já anda corrida demais pra gente ainda precisar lidar com processos que desrespeitam nosso tempo. Vendo aqui o pensamento Lean, comecei a ver essas situações com outros olhos. Não se trata só de cortar etapas, mas de pensar se isso faz sentido? Isso ajuda ou só atrapalha? E principalmente, como podemos melhorar sem complicar mais?
Enfim eu já passei por essas situações e gostaria de saber de outras pessoas e como enxergaram o passado depois de estudar sore o Lean?