Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

mini projeto sobre essa aula

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Saudações Pessoais, Hoje fiz esse projeto depois dessa aula de funções. Achei uma ideia legal criar uma serie de alunos e fazer a média deles cada um junto. Segue minha linha de raciocínio:

1- fiz os quatro primeiros nomes com notas, depois mandei o claudenho fazer o resto (são 23:30 ngm merece ficar inventando nome);
2- Depois de todos os nomes fiz uma função de média para calcular a média ('AH NÃO ME DIGA');
3- Depois da média, fui para a atribuição dos calculos das média(valor) para o nome de cada aluno(chave);
4- puxei os valores de 'resultados' e dividi pela quantidade de itens que me daria a média geral
5- rodei o código.

Quero sugestões de melhorias...
Me indiquem livros da area de data science e analista de dados?

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

Parabéns pela resolução das atividades!

E que legal que você está se aprofundando em funções e cálculos de médias, vamos às sugestões de melhorias para o seu projeto:

1. Arredondamento de Notas: Para deixar as médias mais legíveis, você pode arredondar os valores para duas casas decimais usando a função round(). Por exemplo:

return round(sum(notas) / len(notas), 2)

2. Adicionar Situação dos Alunos: Assim como no exemplo da aula, você pode adicionar a situação de cada aluno (Aprovado/Reprovado) com base na média individual. Isso pode ser feito dentro da função media_alunos.

3. Melhorar a Legibilidade: Você pode adicionar comentários explicando cada parte do código, o que ajuda na compreensão e manutenção futura.

4. Exibir Resultados de Forma Clara: Você pode formatar a saída para mostrar a média de cada aluno e a média geral de forma mais clara. Por exemplo:

def exibir_resultados(resultados, media_geral):
        for aluno, media in resultados.items():
            print(f'{aluno}: Média = {media}')
        print(f'Média geral da turma: {media_geral}')

Por fim, algumas sugestões de livros:

• "Data Science from Scratch" de Joel Grus
  • "Python for Data Analysis" de Wes McKinney
  • "Practical Statistics for Data Scientists" de Peter Bruce e Andrew Bruce

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado