Bom dia! Bem, a aula 2 sobre UX Design foi excelente!
A aula me trouxe algumas reflexões acerca do conceito de experiência do usuário. Na nossa vida, é comum nos depararmos com frases como "os fins justificam os meios". Mas, ao meu ver, é o oposto. Os meios justificam os fins. Quer dizer, quando eu aplico isso ao Design UX, é a experiência do usuário com determinado produto que faz a diferença. A jornada é que torna a experiência muito mais rica do que o destino final em si. Ter uma compreensão holística sobre a percepção e sentimento do usuário acerca de um produto ou serviço oferecido, e se ele está atendendo às expectativas dele, faz toda a diferença. Quanto maior a capacidade da equipe de design em mensurar essa percepção, com base em dados, lógica e uma dose de feeling estratégico, melhor será o produto.
Isso se aplica bastante em games, por exemplo. Não se trata apenas de ter mecânicas complexas ou maior fidelidade gráfica por si só, mas um conjunto bem construído que gere um impacto emocional capaz de gerar engajamento nos jogadores. Ou, levando para a área de apps de bancos/financeiros, oferecer uma interface capaz de trazer conforto, conveniência e segurança ao usuário. Eu sempre costumo citar o app do Nubank, que pra mim é muito melhor de usar do que o Bradesco. Ele me gera menos 'cansaço' visual.
Por fim, irei continuar aprofundando os conceitos obtidos na aula de hoje, para meus projetos aqui na fundação. E, sendo honesto, vários deles eu já aplicava em meios trabalhos até de forma intuitiva, então terei a oportunidade de consolidar esses conceitos. Como eu vinha a anos envolvido com as pesquisas na área Farmacêutica (terminei a graduação em Farmácia este ano), então esse expertise em pesquisa será de suma importância para os projetos de 'Heath Tech' ao qual estou envolvido.
Enfim, essa foi a minha percepção da aula de hoje.